A primeira vez de David Bowie

08/01/2014

The specified slider id does not exist.

Powered by WP Bannerize

Revista NOIZE

Por: Revista NOIZE

Fotos:

08/01/2014

Um dos maiores músicos da história está de aniversário hoje.

O inglês David Bowie comemora nesse 8 de janeiro o seu 67º aniversário. Em 50 anos de carreira, o cantor já gravou 25 discos e obras que se tornaram verdadeiros clássicos com o tempo, como “The Rise and Fall of Ziggy Stardust and the Spiders from Mars” (1972) e “Heroes” (1977).

*

Dos seus instrumentos de brinquedo à guitarra de verdade, Bowie formou a sua primeira banda em 1962, com apenas 15 anos de idade. Embora não tenha gravado nada com o Kon-rads na época, o grupo serviu para que Bowie alimentasse a certeza de que o seu destino era se tornar verdadeiro um astro do rock. E assim ele seguiu adiante ao lado de novos parceiros no The King Bees.

O primeiro single do grupo – ainda creditado como David Jones & The King Bees – foi gravado no começo dos anos 64 e não serviu para muita coisa. A música “Liza Jane” não tocou nas rádios do Reio Unido e tampouco atingiu uma marca expressiva de vendas. Mas a ambição e a criatividade de Bowie colocaria o seu nome nos noticiários ingleses mesmo assim.

David Bowie em 1964: cabelo comprido e com o The King Bees

David Bowie em 1964: cabelo comprido e com o The King Bees

O cantor foi peça-chave no artigo “For Those Beyond the Fringe”, publicado no tabloide Evening News and Star, no dia 2 de novembro daquele mesmo ano. O assunto da matéria era o a entidade (fictícia) criada e presidido por Bowie, a International League for the Preservation of Animal Filament, que defendia a liberdade dos homens para usarem cabelo comprido. A brincadeira do cantor foi além e rendeu também uma matéria num programa de variedades no canal de TV BBC 2. Era tudo o que Bowie queria: se tornar famoso.

E assim ele rebatizou o The King Bees como The Society for The Prevention of Cruelty To Long-Haired Men para aparecer com os seus companheiros no Tonight with Cliff Michelmore Show, no dia 12 de novembro de 1964. Por mais incrível que possa parecer, a primeira ida de Bowie à televisão não foi para cantar ou falar da sua banda já que fazia alguns shows nos pubs periféricos de de Londres. Mas sim para divulgar uma entidade fajuta (e uma grande piada):

“O International League for the Preservation of Animal Filament foi fundado para proteger os artistas que usam cabelo comprido. Não é que porque o nosso vai até os ombros que nós iremos para o inferno. A hora é de nos unirmos contra o preconceito”, declarou Bowie, sem esboçar um sorriso sequer. “O Society for the Prevention of Cruelty to Long-Haired Men é um grupo que quer encorajar os homens de lutarem pelo que acreditam e de se divertirem como quiserem”, completou.

A brincadeira todo mundo sabe como continua.

Tags:, , , , , , , ,

08/01/2014

Revista NOIZE

Revista NOIZE