E começava o último dia de Woodstock, que só acabaria às 8h da manhã de 18 de agosto com a performance psicodélica – até no hino estadunidense – de Jimi Hendrix e sua banda temporária Gypsy Sun & Rainbows. Tanto o encerramento quanto a abertura do terceiro dia de festival foram incríveis. Joe Cocker era um músico experiente, porém desconhecido, e sua performance em 1969, principalmente pelo cover dos Beatles de “With a Little Help from My Friends”, foi definitiva para sua carreira (Richie Havens havia feito o mesmo cover no primeiro dia).
Por três horas, o Woodstock ficou parado pela forte chuva que começou logo após o show de Joe Cocker. Assim que ela cessou, Country Joe subiu pela segunda vez no palco do festival seguido pelos britânicos do Ten Years After, que tiveram problemas com equipamentos molhados. A performance de “I’m Going Home” do virtuoso guitarrista Alvin Lee é essencial pra você ter uma ideia do que rolou no Woodstock.
Joe Cocker and The Grease Band
Country Joe and the Fish
Ten Years After
Os caras do The Band subiram no palco do Woodstock apadrinhados por Bob Dyan. Seu folk-rock conquistou o músico que mais tarde gravou o disco The Basement Tapes (1975) com a banda – algumas faixas foram feitas antes mesmo do show de 1969.
Já era meia-noite quando o bluesmen Johnny Winter começou sua performance histórica. Seu solos incríveis e energéticos, que conquistaram os The Rolling Stones no ano anterior, o fizeram ganhar grande reconhecimento depois do show. O irmão Edgar Winter tocou ao lado de Johnny nas canções “I Can’t Stand It”, “Tobacco Road” e “Tell The Truth”. Há um mês atrás, a lenda do blues nos deixou aos 70 anos.
The Band
Johnny Winter
David Crosby, Stephen Stills e Graham Nash haviam se reunido no ano anterior ao Woodstock e por sorte em 1969 Neil Young tinha acabado de entrar para o grupo. Era recém a segunda vez que eles tocavam com Young na formação. O quarteto dividiu seu set em elétrico e acústico. Nesse último, Young só começou a tocar lá pela metade.
Com o sol nascendo, Paul Butterfield Blues Band fez um dos últimos grandes shows do grupo antes de terminarem. Antes da grande atração Jimi Hendrix, o grupo de rock’n’roll com direito a dançarinos no palco Sha Na Na, fez uma performance divertida, mas que não agradou muito ao público. Durante o show, a plateia reduziu pela metade e só ficaram os que esperavam por Hendrix.
Blood, Sweat & Tears
Crosby, Stills, Nash & Young
Paul Butterfield Blues Band
Sha Na Na
Cerca de 35 mil pessoas assistiram a um dos shows mais aguardados shows do festival. Apesar de subir no palco apenas às 9h da manhã, a luz do dia fez com que as gravações da performance de Jimi Hendrix fossem as que as pessoas mais lembrassem do Woodstock até hoje. Principalmente, pelo medley de trinta minutos da versão psicodélica do hino nacional dos Estados Unidos, bombas que lembravam a Guerra do Vietnã, “Voodoo Child”, “Purple Haze” e muita improvisação. Com um bis de Jimi Hendrix – uma raridade -, encerrava-se o Woodstock, 45 anos atrás. Um lugar onde a música festejou o amor e a paz durante três dias.
Jimi Hendrix (Gypsy Sun & Rainbows)