“Desde cedo, o batuque me pegou “, diz Cande Salles

06/02/2013

The specified slider id does not exist.

Powered by WP Bannerize

Revista NOIZE

Por: Revista NOIZE

Fotos:

06/02/2013

Cande Salles _fotos: Divulgação

 _por Karla Wunsch 

Sabe aquelas vinhetas que, em todo santo Carnaval, você assiste na TV com os integrantes das escolas de samba – sambando – para apresentar os sambas-enredos? Esqueça isso. Tem um jeito bem melhor para você se inteirar do “hit”do ano da sua escola. Isto é, se ela for a Portela.

*

É que a escola resolveu criar o próprio clipe do seu samba-enredo, “Madureira… Onde o Meu Coração se Deixou Levar” . O encarregado da missão foi o diretor Cande Salles que, além do vídeo, assina três minidocumentários: Portela, Madureira e Paulinho da Viola (assista abaixo). 

Salles é um assumido apaixonado pela folia do Carnaval. Tanto que, no ano passado, assinou o projeto “Carnaval de Rua no Rio”, que gerou cinco curtas. Rolou até entrevista com ele, lembra?

Olha só o resultado do clipe:

Agora, com projeto novo, temos também um papo novo. Vem saber mais sobre nosso colaborador, diretor e “bom de samba” Cande Salles. 

Quando você começou a se interessar pelo Carnaval?

Desde cedo, o batuque me pegou e sambo muito bem. (Risos)

Carnaval de rua ou de avenida? Qual você prefere e qual foi mais fácil de relatar em forma de doc?

Eu amo os dois. O de rua tem o clima de bagunça e diversão, já na avenida, o clima é de seriedade e competição. Os dois foram trabalhos que me deram muito prazer, adoro me aprofundar em temas que me interessam. E o Carnaval é um deles.

Paulinho da Viola

Onde você vai passar o Carnaval esse ano? Vai desfilar? 

Esse ano vou para Recife e depois volto para desfilar na Portela. (Risos)

Por que a Portela? Você já tinha alguma relação com a escola?

Eles me convidaram para dirigir o clipe depois que viram meus minidocs sobre o Carnaval de rua do rio. A única relação que eu tinha com a Portela é que meu pai já era portelense, e por isso sempre acompanhei tudo da escola. Já tinha ido à quadra e sempre soube seus sambas.

No fim de um trabalho que gera envolvimento, como é o caso de um documentário, continua o vínculo com a comunidade?

Muito. Me apeguei a todos da velha guarda, à quadra que é uma energia indescritível e ao bairro com a sua maravilhosa revitalização. A pista de skate do parque de Madureira é um presente para quem gosta de andar de skate como eu. Vou voltar diversas vezes na quadra e na pista de skate. (Risos)

Cande Salles e Monarco na quadra da Portela.

No seu MP3 tem…

Caetano, Marina, Milton, Seu Jorge, Maria Rita, Cazuza, Cassia Eller, Monarco, Marisa, sambas-enredos e marchinhas, The Beatles, Nirvana, Radiohed, Portshead, Smashing Pumpkins… Adoro MPB, samba e rock.

Assista os três minidocumentários: Portela, Madureira e Paulinho da Viola.

+ Ouça nossa playlist para um Carnaval tropical

+ Dica de moda: Atrás do trio elétrico só não vai quem já morreu…

Tags:, , , , , , , ,

06/02/2013

Revista NOIZE

Revista NOIZE