Desvendando um toca-discos peça a peça

26/01/2022

"]

Powered by WP Bannerize

Erick Bonder

Por: Erick Bonder

Fotos: Reprodução

26/01/2022

Já tem alguns meses que nós estamos fazendo posts por aqui falando sobre algumas peças específicas dos toca-discos. Agora, chegou o momento de fazermos um apanhado geral, resumindo tudo o que falamos em um só lugar.

Os toca-discos realmente são equipamentos cheios de detalhes, mas, com as informações certas, você começa a perceber que é tudo bem simples. Neste texto, além de falar um pouco sobre cada peça dos toca-discos, vamos disponibilizar vários links de outros conteúdos, para que você possa se aprofundar um pouco mais, caso seja seu desejo. Esperamos que você saia dessa leitura tendo menos dúvidas do que tem agora!

O que realmente influencia no som final reproduzido pelo toca-discos é o conjunto da obra. Ou seja: de nada adianta você ter uma agulha de alta precisão se as outras peças do seu equipamento não possuírem uma qualidade mínima. Não é preciso ser um expert em cada componente do equipamento, mas saber um pouquinho sobre cada um é importante. Vamos revisar cada peça do seu brinquedo?

Se você ainda não começou sua coleção, essa pode ser a hora certa. O NOIZE Record Club entrega kits exclusivos com vinil + revista direto na sua casa. Entre para o clube e curta o melhor da música! 

Jp Valery/ Reprodução

AGULHA, CÁPSULA E BRAÇO

A dupla agulha/ cápsula é a responsável direta pela captação da música gravada no LP. A agulha – normalmente feita de metal com ponta de diamante ou safira – trilha os sulcos do disco, captando as ondulações gravadas e emitindo esse movimento para a cápsula. A agulha costuma ser uma das peças que mais gera dúvidas em quem mexe com toca-discos e LPs e, de tempos em tempos, precisa ser trocada devido ao desgaste. Tire suas dúvidas sobre essa peça e seu funcionamento aqui.

Já o braço é quem conduz e dá suporte à agulha e à cápsula. O braço precisa estar regulado, na altura certa e com o peso certo. Além disso, dentro do braço, passa a fiação responsável por transmitir a música ao longo do toca-discos, até o pré-amplificador. Conheça melhor a função do braço e quais os modelos dessa peça acessando este link.

*

Ivan Dorofeev/ Reprodução

PRATO E MOTOR

Responsáveis pela emblemática tarefa de fazer o disco girar, o prato e o motor operam em dupla. A tração do toca-discos acontece pela transferência do movimento de rotação do eixo do motor para o prato, que dá suporte ao LP. Existem dois sistemas de tração mais utilizados: belt drive e direct drive.

Nos toca-discos belt drive, a transferência das rotações do motor até o prato é feita com o auxílio de uma correia de borracha. Uma ponta da correia é presa no eixo do motor e a outra é presa no prato. Já nos toca-discos direct drive, o eixo do motor fica diretamente ligado ao prato. Também existem toca-discos, normalmente mais antigos, que utilizam uma polia no sistema. Clique aqui e entenda como escolher o melhor sistema de tração para você.

Jon Hyatt/ Reprodução

CONTRA-PESO E ANTI-SKATING

São as regulagens básicas de um bom toca-discos. A agulha e a cápsula exercem peso em uma das pontas do braço e, por isso, na outra ponta, é necessário que exista um contra-peso, servindo como regulagem. O nome da peça já diz tudo. Por sua vez, o anti-skating, que podemos traduzir como anti-patinação, é a regulagem responsável por evitar a tendência natural do braço de deslizar para o centro do disco rodando.

Se você ainda está escolhendo qual toca-discos comprar, recomendamos que compre um equipamento com essas regulagens. Elas vão evitar muita dor de cabeça para você, porque um equipamento desregulado pode gerar danos nos seus discos. Leia mais sobre esse assunto aqui.

Leo Wieling/ Reprodução

PRÉ-AMP

Por fim, outro ponto importante de considerar na hora de comprar um toca-discos novo é se há ou não um pré-amplificador no equipamento. Essa peça é responsável por aumentar a tensão do som que é captado pela agulha. Antes de chegar até o pré-amplificador, o som é muito baixo e não pode ser reproduzido por uma caixa de som. É o pré-amplificador que prepara o terreno. 

Caso o toca-discos não tenha um embutido, você vai precisar de um pré-amplificador dedicado, ou de um receiver. Tudo o que você precisa saber para montar um sistema de som legal está neste post aqui.

Norman Hermle/ Reprodução

***

Esperamos que este texto e os outros que linkamos ajudem você a iniciar no mundo dos LPs com menos dúvidas. Na seção “EM VINIL” aqui do nosso site você encontra outros textos sobre as diversas facetas desse universo.

Aumente sua coleção no NOIZE Record Club e receba kits exclusivos todo mês na sua casa! Nosso lançamento de janeiro é o aclamado “Roteiro Pra Aïnouz, Vol.2”, do rapper cearense Don L. Um dos melhores lançamentos de 2021 chega aos toca-discos dos nossos assinantes junto com a edição #121 da revista NOIZE recheada de conteúdos inéditos sobre as histórias por trás do álbum. Clique aqui, entre para o clube e aproveite agora, porque as vendas são por tempo limitado!

Tags:, , , , , , , , , , ,

26/01/2022

Erick Bonder

Erick Bonder