Exclusivo | Ava Rocha homenageia Tunga em novo clipe de “Pangeia”

15/09/2019

Powered by WP Bannerize

Ariel Fagundes

Por: Ariel Fagundes

Fotos: Reprodução

15/09/2019

Há vários anos, existe uma relação enredada entre a cantora Ava Rocha e o artista visual Tunga. Homenageando essa trama de sons, imagens, memórias e afetos, vem ao mundo o clipe de “Pangeia” – faixa do álbum Trança (2018) -, lançado com exclusividade pela NOIZE. Assista:

Dirigido por Pedro Urano e montado pela própria Ava Rocha, o vídeo foi gravado em uma praia lítica do litoral carioca cerca de um ano após a morte do artista visual, em junho de 2016. “Estava desenvolvendo o episódio dedicado ao Tunga na série para TV Inhotim Arte Presente quando lembrei que o artista havia confeccionado réplicas em látex das cabeças dos integrantes da primeira banda da Ava”, conta o diretor do clipe.

*

– Então achei que fazia sentido chamar a Ava para, com ‘suas’ duas cabeças, reativarmos a performance “Semeando Sereias” do Tunga, em que o artista encontra uma cabeça decepada na beira-mar, que é sua própria cabeça. Quando liguei pra Ava, ela não só topou como avisou que havia composto uma música em homenagem ao Tunga. Ela cantarolou a canção ao telefone, era a “Pangéia” – lembra Pedro Urano.

“Quando o Pedro me ligou convidando pro programa, não tive dúvidas de que não só queria participar como também queria que virasse um videoclipe da música”, comenta Ava Rocha: “A morte do Tunga era bem recente, estávamos à flor da pele, tinha feito a música pra ele, Pedro filmando, tudo se trançava. Foi nesse momento, inclusive, que resolvi retomar a cabeça nos meus shows e na identidade visual do meu disco”.

Existem ocasiões em que a passagem da morte é capaz de reafirmar a presença da pessoa que se foi. No caso do disco mais recente de Ava, o artista visual que havia recém partido acabou sendo decisivo para a concepção do álbum. “Trança é um disco que, entre outras coisas, trança a minha trajetória, que começou com o Diurno (2011), o disco para o qual o Tunga fez a capa”, diz Ava. “E ‘Pangéia’ fala da minha relação com o Tunga através da obra dele, das imagens que me influenciam e dessa cabeça que nos une, que é, em suma, a representação da Pangeia, desse lugar único, bizarro, que reunia criaturas diversas convivendo, e o lugar onde ele dizia ter nascido”.

Considerando esses laços, o clipe que sai agora é uma homenagem importante para celebrar a importância da obra do artista visual e a relação de Ava com Tunga. “A música e o clipe [de ‘Pangeia’] são a expressão dessa história trançada e eterna, desse sentimento trançante de memória, emoção, vida, numa alquimia constante, e da saudade e admiração que sentimos por Tunga e toda sua bruxaria e sabedoria”, afirma Ava.

Tags:, , , , ,

15/09/2019

Editor - Revista NOIZE // NOIZE Record Club // noize.com.br
Ariel Fagundes

Ariel Fagundes