Exposição online percorre a história da música eletrônica mundial

24/03/2021

Powered by WP Bannerize

Brenda Vidal

Por: Brenda Vidal

Fotos: Suzanne Ciani/Reprodução.

24/03/2021

Um passeio pela trajetória experimental, disruptiva e contracultural da música eletrônica através do digital. A exposição Music, Makers & Machines oferece um robusto panorama revistando o passado, conectado ao presente e projetando o futuro do gênero em uma perspectiva global. A iniciativa é hospedada pelo Google Arts & Culture, braço da Google que é mantido em parceria com diversos museus pelo mundo. Aqui, o acervo foi montado somente através da colaboração de mais de 50 instituições culturais, como a Black Cultural Archives, Hayard Gallery e Barbican Centre.

*

A coleção reflete sobre o histórico do gênero e seu impacto na cultura contemporânea através dos recursos de realidade aumentada, um acervo composto por mais de 13.000 imagens e vídeos, 200 exposições online dentro da mostra, recursos editoriais, passeios em 360º e ferramentas em 3D.

Temáticas que ganham destaque na Music, Makers & Machines são o papel da comunidade negra e LGBTQIA+ no desenvolvimento da música eletrônica, o cenário musical icônico dos anos 90 em Berlin, na Alemanha, em Detroit e Chicago, nos Estados Unidos, e a influência do gênero em outros, como o hip hop, jazz e funk.

As comunidades que impulsionaram a música eletrônica ganham destaque na mostra (Foto: Marcus Graham/Reprodução).

Há, ainda, registros da fotógrafa Georgina Cook sobre a ascensão dubstep, e destaque para as ferramentas que ajudaram a produção musical da cena eletrônica ir em frente, através da digitalizações 3D de sintetizadores da coleção do Museu de Instrumentos de Música Eletrônica da Suíça e uma tour em 360º pelo Museu de Instrumentos Musicais de Berlim, na Alemanha. Para desbravar a exposição, acesse aqui.

Tags:, , , , , , ,

24/03/2021

Brenda Vidal

Brenda Vidal