Heavy Metal: Louder Than Life é um documentário que traça a história do gênero a partir de depoimentos e imagens de momentos importantes para o seu surgimento e desenrolar. Dirigido por Dick Carruthers, responsável por DVDs sobre Led Zeppelin e Aerosmith, e produzido por Jim Parsons, do programa Headbanger’s Ball, da MTV norte-americana, Louder Than Life acerta e erra proporcionalmente.
Os acertos estão presentes principalmente na construção histórica de qualidade e na escolha de nomes representativos para os depoimentos entremeados no documentário. Estão ali teses e fatos do genial Dee Snider (Twisted Sister), do sábio Geezer Butler (Black Sabbath), de Ian Paice (Deep Purple), Bruce Kulick (Kiss) e outros. Somados a eles, ícones de diversas gerações e vertentes diferentes do heavy metal, de bandas como Thin Lizzy, Rainbow, Dio, Scorpions, Judas Priest, Whitesnake, Motörhead, Metallica, Anthrax, Testament, Overkill, LA Guns, Ratt (Stephen Pearcy), Napalm Death e Kittie. O que acaba prejudicando o resultado final do filme é uma certa preferência ao que foi feito nos Estados Unidos, significando, essencialmente, desrespeito a bandas européias que não poderiam ser simplesmente citadas. Com todo respeito ao Judas Priest, que definitivamente teve sua parcela de contribuição ao metal, mas não seria o Iron Maiden também merecedor de um espaço significativo no vídeo? Outra dificuldade é a discussão sobre o polêmico nu metal, centrada na figura de Jonathan Davis, do Korn. Estranha a ausência de algum membro do Rage Against the Machine, que antecedeu o estilo, por exemplo.
Independentemente dos defeitos citados acima, é indispensável para qualquer amante do metal ou mesmo de outros estilos. Didático e animado, não entedia como outros documentários que vemos por aí. Traz dois DVDs: um com o filme em si e outro com extras. Estão ali as “forçadas” Confissões de um headbanger, a maravilhosa Entrevista com Dee Snider, a bobagem Metal Skool, a Linha do tempo do metal e os Testemunhos de quem conhece para os melhores álbuns da história do Heavy metal.
>> Por Gustavo Corrêa