| Por Marcela Bordin |
Se depender do Istancool, a capital turca tem grandes chances de recuperar a glória dos tempos áureos de Constantinopla. O evento cultural, sediado em Istambul, ocorre anualmente e, durante três dias e três noites, entre 27 e 29 de maio, fez a cidade fervilhar com palestras, projeções de filmes e performances musicais dignas de nota.
No programa, nomes célebres, como a recentemente premiada melhor atriz em Cannes, Kirsten Dunst, o diretor Terry Gilliam, que falou com o também diretor Alphan Eseli a respeito de suas aventuras filmatográficas, e Tilda Swinton, que fez uma análise sua carreira e vida durante uma conversa o artista Serra Yilmaz. No fechamento, uma apresentação ao vivo de Courtney Love.
Fruto da associação entre a revista AnOther e o parceiro turco Istanbul’74, o festival internacional surgiu graças à imaginação de Plabo Ganguli, empresário cultural de 27 anos e proprietário da organização Liberatum. Ganguli declarou que o objetivo do Istancool é aproximar a Turquia da comunidade criativa internacional. Para ele, a mágica do evento está no espírito da cidade. “Istambul é uma mistura de culturas e ideias, uma justaposição do leste com o oeste”, jsutifica.
Os diretores italianos Carlo Lavagna e Roberto de Paoli gravaram um diário do evento, na forma de um minidocumentário. Confira.