Lista | 10 coisas + 1 sobre O Grande Gatsby

05/06/2013

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Revista NOIZE

Por: Revista NOIZE

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05/06/2013

1. O livro
Considerado uma das grandes obras do século XX, o romance de F. Scott Fitzgerald foi lançado em 10 de abril de 1925. Uma crítica ao “sonho americano”, o livro conta uma história de glamour na Nova York de 1922 e fez sucesso de verdade ao ser republicado, em 1945 e 1953, quando seu autor já não era mais vivo.

Uma nova versão de “O Grande Gatsby” está à venda na Fnac, por R$ 23,90, com prefácio do autor escrito para a edição de 1934.

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livro 1

2. Nos palcos e no cinema
A primeira adaptação de “O Grande Gatsby” foi feita para os palcos, logo após o lançamento do livro. O musical ficou em cartaz na Broadway.

Já a primeira versão para o cinema rolou em 1926, num filme mudo.

A segunda foi lançada em 1949:

A terceira e, até então, de maior sucesso, é de 1974 e traz Mia Farrow e Robert Redford no elenco, com roteiro de Francis Ford Coppola.

Agora, assista ao trailer da quarta adaptação, que estreia no Brasil dia 7 de junho e traz Leonardo Di Caprio, Tobey Maguire e Carey Mulligan no elenco principal.

3. Um fenômeno em 2013
Para quem duvidava de que “O Grande Gatsby” de 2013 seria um fenômeno, a resposta veio em seu primeiro fim de semana em cartaz nos Estados Unidos. Só lá, onde estreou em 10 de maio, o filme de Baz Luhrmann, o mesmo de “Romeu + Julieta” e “Moulin Rouge”, arrecadou US$ 52 milhões, ficando atrás somente de “Homem de Ferro 3” e “Star Trek”.

Cinco dias depois, chegou a vez de Cannes, onde foi recebido com apatia, especialmente pelo fato de o festival francês ser, tradicionalmente, aberto com estreias, o que não era o caso, já que o longa já havia feito um estardalhaço em seu país de origem.

4. A crítica
Há quem torça o nariz para os excessos do diretor. Segundo Rodrigo Salem, da Folha de S. Paulo, “o filme mais parece uma orgia visual ou um comercial de champanhe e joias”. De fato, não deixa de ser, mas este é um assunto para os próximos tópicos.

Por outro lado, o exagero é uma característica do diretor, e a crítica Ana Maria Bahiana soube captar isso. “O gosto de Luhrmann é extremo e, sim, dependendo do ponto de vista, pode flertar com o mau gosto. Mas o mundo de Gatsby é um mundo de excesso, de vulgaridade, e as escolhas do diretor só fazem acentuar este delírio de consumo extremo”, disse ela.

Assista e tire suas próprias conclusões.

5. O champagne
Cinema se faz com muita criatividade, mas também com muito merchandising, especialmente em se tratando de Hollywood. E, em “O Grande Gatsby”, a Moët & Chandon está presente de maneira marcante. É o champagne oficial do filme.

“Acreditamos que a celebração é uma parte essencial da vida”, afirma Arnaud de Saignes, diretor internacional de marketing e comunicação da marca. “Estamos orgulhosos com a parceria, porque o filme de Baz Luhrmann, como a Moët & Chandon, captura a essência da celebração daquela era.”

Para o longa, a marca contou com a ajuda de pesquisadores, que descobriram que a colheita de 1921 teve destaque na época, por conta de sua alta qualidade. Isso porque as geadas destruíram grande parte da safra, mas garantiram um sabor especial às frutas que resistiram. Para completar, a Moët & Chandon ainda possuía o rótulo original, o que tornou possível a reprodução idêntica da bebida vendida em 1022.

Vale lembrar que, naquela época, o consumo de álcool era proibido nos Estados Unidos, o que levou a população abastada a importar bebida da Europa e do Canadá. Ilegalmente, claro.

Já aqui, no Brasil, alguns lugares estão oferecendo um par de ingressos para o filme a quem fizer um brinde com Moët & Chandon. Nada mais justo, por sinal.

champa

6. A moda
Quem assina o figurino de “O Grande Gatsby” é Miuccia Prada. Já começa por aí o burburinho fashion em torno do filme. Segundo a própria estilista, as peças foram inspiradas em modelos já existentes em suas duas grifes, Prada e Miu Miu. Veja os croquis:

prada croquis

Enquanto isso, a Fogal assina as meias-calças do longa. Colocadas à venda para delírio das fashionistas, elas vêm em versão 7/8 e 5/8 com strass.

Acredite, quem também emprestou peças de seu acervo pessoal para o filme foi a gêmea-atriz-fashionista Ashley Olsen.

A comoção em torno do figurino de “O Grande Gatsby”, no entanto, não para aí. Por conta dele, os anos 20 começam a ressurgir nas passarelas, enquanto Carey Mulligan, mesmo um tanto sem graça no longa, torna-se a queridinha do momento. Olha ela aí na capa da Vogue editada por Anna Wintor, a diaba que, aliás, também veste Prada.

careymulligan

7. A beleza
É claro que as marcas de beauty não poderiam perder a oportunidade de faturar em cima de “O Grande Gatsby”. Há pelo menos duas coleções inspiradas no filme no mercado: a No7, da britânica Boots, e a Jazz Age Collection, da norte-americana Julep.

E vá glitter e olhos esfumados para entrar no clima.

make o grande gatsby

8. As joias
Se os vestidos de Miuccia Prada já estão causando, o que dizer das joias criadas pela Tiffany & Co especialmente para o filme? Entre anéis, brincos e colares de pérolas, o destaque fica para a headband usada por Carey no longa.

Com um broche que pode ser destacado, ela é feita com pérolas de água doce cultivadas e diamantes. Agora, senta para saber o valor pelo qual a linda peça está sendo vendida no site da marca: US$ 200 mil. Interessou? Clica aqui para comprar.

joias grande gatsby

9. A trilha sonora
Um espetáculo à parte, a trilha de “O Grande Gatsby” é assinada por ninguém menos que Jay-Z. Depois disso, não é preciso dizer mais nada. Tem Beyoncé cantando “Back To Black”, da Amy Winehouse, com Andre 3000, e Jack White interpretando “Love Is Blindness”, do U2. Tem ainda inéditas de Lana Del Rey (“Young and Beautiful”), Florence + The Machine (“Over The Love”) e The xx (“Together”), só para citar alguns.

Inusitada, divertida e recheada de astros pop, ela está aqui:

Está à venda no iTunes.

10. No metrô

Agora, que você já pirou em “O Grande Gatsby”, imagine entrar para esse universo? Em Londres, bastava dar uma voltinha no metrô Oxford Circus, que foi transformado num luxuoso salão de festas no estilo art deco, com artes gráficas cobrindo todo o corredor principal da estação. A campanha foi criada pela Applied Media, que trabalhou em conjunto com os colaboradores PHD, CBS Outdoor UK e Kinetic.

11. Sorteio de ingressos
Não somos a Moët Chandon, mas vamos distribuir ingressos para “O Grande Gatsby” aqui na NOIZE. Fique ligado para concorrer! A promoção estará no ar em breve.

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05/06/2013

Revista NOIZE

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