O ano ainda nem acabou e as vendas de discos de vinil já bateram um novo recorde no Reino Unido. De janeiro até o final de setembro, mais de 530 mil LPs foram vendidos por lá. E como apurou a revista NME, esse número deve aumentar até dezembro e atingir a marca histórica de 700 mil cópias. O melhor número nos últimos dez anos.
Mesmo que os discos de vinil tenham tido um aumento de 100% na sua procura no último, os LPs ainda representam uma pequeníssima fatia do mercado da música na Grã-Bretanha. De todos os formatos que são consumidas por lá, apenas 0,8% é em vinil. Mas isso não algo para se lamentar.
“Enquanto que a procura por outros formatos está em queda, os discos de vinil têm vendido cada vez mais. As novas gerações estão descobrindo o quão mágico é ouvir um disco de 12 polegadas, com a sua sonoridade única”, explicou Geoff Taylor, diretor executivo da British Recorded Music Industry (BPI).
A BPI revelou também a lista dos dez LPs mais vendidos do ano. O Top 10 discos que ajudaram a elevar as vendas de vinil no Reino Unido é: