Morre Bobby Keys, o eterno sax dos Stones

02/12/2014

The specified slider id does not exist.

Powered by WP Bannerize

Revista NOIZE

Por: Revista NOIZE

Fotos:

02/12/2014

Poucos grupos de rock souberam aproveitar tão bem o timbre único do saxofone quanto os Rolling Stones. E isso se deve muito à influência e talento de Bobby Keys, saxofonista histórico que teve sua morte declarada agora. Músico ímpar e festeiro épico, provavelmente por isso ele era um dos melhores amigos do guitarrista Keith Richards, que nasceu no mesmo dia em que ele.

Natural do Texas, foi lá onde ele conheceu os Rolling Stones pela primeira vez, quando a banda foi tocar no estado ainda no início dos anos 60. Alguns anos depois, ele se tornou muito próximo de Richards e começou a tocar com os Stones numa época em que o grupo estava no auge da sua loucura. Keys participou de vários discos do grupo, inclusive alguns dos mais lendários, como o Let It Bleed (1969), Sticky Fingers (1971) e Exile on Main St. (1972). É dele os solos inesquecíveis de “Brown Sugar”, “Can’t You Hear Me Knocking” e “Miss You”, por exemplo. Ele esteve junto à banda de 1969 a 1973 e de 1982 até agora.

*

Bobby e Keith nos anos 1970

Bobby e Keith nos anos 1970

A intimidade de Keys com Richards era tanta que, em sua autobiografia chamada Vida, o guitarrista dos Stones conta que o possessivo Mick Jagger via com muito maus olhos a parceria entre os dois, misturando um ciúme crônico com uma preocupação legítima de que a convivência entre eles aprofundasse o vício em drogas pesadas de ambos. Não foi divulgada a causa da morte de Keys, mas é evidente que, de uma forma ou de outra, ela está ligada às décadas de excessos de todos os tipos. Sabe-se que Keys lutava contra uma grave cirrose há alguns anos, mas sua saúde estava relativamente estável, tanto que ele participou do show que os Stones fizeram no Glastonbury do ano passado.

O grupo acabou de divulgar uma nota dizendo: “Os Rolling Stones estão devastados com a perda de seu muito querido amigo e lendário saxofonista, Bobby Keys. Bobby deu uma contribuição única à banda desde os anos 60. Sentiremos sua falta imensamente”. Keith foi além e escreveu uma carta com o próprio punho que diz: “Bobby, eu perdi o maior companheiro do mundo e não consigo expressar o sentimento de tristeza que estou sentindo ainda que Bobby iria dizer pra eu me animar. Minhas condolências a todos que conheciam ele e seu amor pela música”.

1625625_850966601614865_4291101680434881457_n

Ao longo das décadas, Bobby Keys gravou também com John Lennon, Eric Clapton, Buddy Holly, George Harrison, The Who, Joe Cocker, Lynyrd Skynyrd, entre vários outros gigantes. Mas, como foi nos Stones que Keys se consagrou, fizemos uma playlist especial em homenagem ao músico com os melhores solos dele na banda:

Tags:, , , , , , , , , , , , ,

02/12/2014

Revista NOIZE

Revista NOIZE