Quando John Frusciante saiu pela primeira vez do Red Hot Chili Peppers, em 1992, quem o substituiu foi Dave Navarro, guitarrista do Jane’s Addiction. Naquela época, a banda vivia o sucesso mundial que veio com o disco Blood Sugar Sex Magik (1991), mas, ao mesmo tempo, vivia uma certa dificuldade criativa em meio a um alto consumo de drogas.
Ao longo dos cinco anos em que ficou no grupo, Dave Navarro participou de apenas um disco, o One Hot Minute (1995), que obteve críticas favoráveis, mas ficou muito aquém da popularidade do seu antecessor. Há tempos, os fãs sabem que esse disco foi a única gravação lançada com Navarro na banda, mas não foi a única gravação feita.
Ontem, apareceu no YouTube a faixa “Circle Of The Noose”, que foi registrada nas sessões do que seria o disco sucessor de One Hot Minute. Dave Naverro confirmou em sua conta no Twitter a veracidade da música. Conforme a revista inglesa NME, em 1997, Navarro teria dado o seguinte depoimento sobre essa música:
– Uma das músicas que nós fizemos é a maior música pop que eu já participei… É pop no sentido de verso, refrão, verso, refrão, ponte. Eu realmente amei ela e nós usamos um loop do [cantor] Nusrat Fateh Ali Khan. É muito legal. A melhor forma que eu posso descrever ela é algo tipo o folk dos anos 60 com os ideais dos anos 90, mas eu odiaria rotular ela como folk porque não é.
Ouça abaixo “Circle Of The Noose”: