Nanotecnologia promete acabar com vinis empenados e arranhados

18/04/2016

Powered by WP Bannerize

Ariel Fagundes

Por: Ariel Fagundes

Fotos: Reprodução

18/04/2016

Ainda que seja uma mídia mais resistente do que o CD, os discos de vinil têm dois grandes inimigos: o risco de empenar e de terem seus sulcos arranhados. Buscando uma forma de tornar os LPs mais resistentes, a companhia japonesa Ulvac procurou na nanotecnologia uma saída.

A apresentação do disco desenvolvido pela Ulvac (Foto: Chang Chung-yi/Taipei Times)

A apresentação do disco desenvolvido pela Ulvac (Foto: Chang Chung-yi/Taipei Times)

Durante o evento Hi-End Audio Show, em Taiwan, a empresa apresentou amostras de discos de vinil que foram revestidos com o composto químico molybdenum a nível microscópico . Segundo os técnicos da Ulvac, esse material previne que os discos sejam arranhados facilmente e ainda consegue garantir um som mais nítido quando tocado pela agulha. Isso aconteceria porque o molybdenum protegeria os discos de descargas estáticas e de entortar.

*

Segundo a mídia local, a Ulvac desenvolveu essa técnica após a vice-presidente executiva da empresa, Clare Wei, começar a escutar música em toca-discos, o que teria ocorrido no ano passado. O jornal chinês United Daily News informou que Wei investiu quase R$15 milhões para aplicar essa nano-tecnologia aos discos de vinil.

A Ulvac já patenteou a ideia na China, Estados Unidos, Japão e Taiwan e o projeto também está sendo cotado para concorrer ao prêmio Japanese Good Design Award.

Será esse o futuro dos bolachões?

Tags:, , , , , , , ,

18/04/2016

Editor - Revista NOIZE // NOIZE Record Club // noize.com.br
Ariel Fagundes

Ariel Fagundes