O cantor Beck acaba de incluir o Sonic Youth em seus planos de gravar, na íntegra, covers de álbuns clássicos. O músico norte-americano vai liberar sua versão para o disco EVOL, lançado pela banda nova-iorquina em 1986. O resultado, segundo o músico, integrará um misterioso box da banda nova-iorquina supostamente lançado em fita cassete.
Na semana passada, Beck anunciou o projeto Record Club, que terá participação (ainda não se sabe exatamente como e quando) de Devendra Banhart e do duo norte-americano MGMT. O primeiro álbum escolhido foi The Velvet Underground and Nico, de 1967. A NOIZE já falou desse projeto aqui. Depois de completar o trabalho, o músico prometeu liberar uma música por mês. “Sunday Morning”, a primeira delas, está disponível para audição no site oficial do artista.
A ligação entre o Sonic Youth e o Beck não é nova. Para celebrar o “Dia da Loja de Discos”, realizado em 18 de abril, o selo Matador propôs um “troca-troca” entre Beck e Sonic Youth. O grupo de Thurston Moore e Kim Gordon gravou o cover de “Beercan”, segundo single do álbum de estreia de Beck, Mellow Gold (1994). Ele, por sua vez, retribuiu com uma versão para “Green Light”, presente no disco EVOL.
Em entrevista ao site Pitchfork, Beck revelou que a faixa “Green Light” entrará em um álbum cover de EVOL. HMas há um porblema. A ideia inicial era realizar todo o trabalho de gravação do cover no prazo de 24 horas. Como “green Light” foi gravada antes, a temática original teria sido “deixada de lado”.
Beck não quis comentar sobre quais serão os próximos discos cobertos pelo Record Club. Mas confessou ao Pitchfork que ele e o MGMT chegaram bem perto de reinterpretar Happy Nation, álbum de 1992 do Ace of Base. Quanto ao box do Sonic Youth, Beck não deu muitas informações. “Uma das coisas que eles requisitavam era uma K7. Então eu me inscrevi para fazer a fita. Pensei que seria uma ideia interessante.”