NOIZE #65 Lado A | 24 horas em Porto Alegre

18/08/2014

The specified slider id does not exist.

Powered by WP Bannerize

Revista NOIZE

Por: Revista NOIZE

Fotos:

18/08/2014

Colagens: Mario Arruda

Para sacar a Porto Alegre pulsante e desconfiada que é berço de “Antes que tu conte outra”, onde o disco foi concebido, gerado, parido e criado, Mario Arruda psicografa gonzo as ruas, os ajuntamentos, as ocupações ainda desocupadas e os picos mais vivos de quem faz samba e amor até mais tarde, mas não prega o olho nem quando a prefeitura tenta obrigar todo mundo a dormir.

*

Manhã às 16h. Ainda vivos, chegamos na Lanchéra do Parque e chamamos pelo suco laranja-manga-maracujá. A espera é de sol no Parque da Redenção até às 18h e no caminho-nutrição o fluxo é rumar até o M&M, o melhor xis vegetariano da cidade.

Borges de Medeiros

Borges de Medeiros

Segue a rota: escolhendo os vegetais e pensando nos ajuntamentos que vão convergir energeticamente em breve, a psiquê segue tranquila, mas 18h27 o corredor de ônibus – que já foi ocupado pela festa Geramor – agora é fila de bancos onde se lê TRI CARO: R$2,95. Aí é pé na calçada e aceno aos ciclistas que passam pelos motores parados.

Caminha-tempo até às 19h e logo a arte transgride: o Largo Vivo, ocupação artística do estacionamento que fica em frente ao Mercado Público e ao lado da Prefeitura, tem nessa sexta-feira o tema Feminismo. A performance do coletivo anarco feminista Putinhas Aborteiras extravaza os limites do gênero em prol da destruição do EUNORMATIZANTEHETEROPATRIARCAL.

Sexualidade Queer - fotos Ovos e Llamas, Gànova Wisniewski, Mario Arruda

Uma época do “Senão agora, quando?”. A ponte do metrô a gente já subiu, a rua a gente já lotou. Mesmo assim ideias acabaram se tornando motivos para julgar. “Tu tá do meu lado ou só fingindo?”.

Que isso, eu só quero dizer que te amo. Ocupar dia e noite uma daquelas casas que andam sobrando por aí, transformar em centro cultural com oficinas, apresentações artísticas, saraus. Uma nova forma de vida. Já são 4 ou 5 ocupações em Porto Alegre, de repente 10 ou 15 e nada de ostentação na rede social. Pra descobrir os locais é conversar na rua.

Tutti

Tutti

E já é outra noite, e ninguém viu passar. O Tutti, muito responsável pela união de artistas e ativistas, acabou de ser fechado pela Prefeitura mais uma vez. Mas amanhã vai ser maior! Essa terça lotou toda frente do bar que fica ali no final da Borges de Medeiros. A festa, a troca e até os estados alterados de consciência são protestos e/ou tentativas de se divertir nessa cidade que já nem é mais nossa.

signus pub - fotos mario arruda

A voz grita que a mudança não pode parar, mas tem vezes que eu só quero beber minha ceva no Bambu’s, um Tutti lá dos anos 2000 que a Prefeitura também fechou para ajustes. Agora, reaberto a gente vem pra cá beber sozinho com os outros sozinhos. Falar nada, seguir vivendo e marcando show no Signu’s Pub, tocando alto e crocante, gritando e rasgando roupa. Tudo um pouco menos florido e mais interior.

Assim seguimos resistindo a partir do “nada a perder”.

Saiba mais:

Bar Garibaldi
Venâncio Aires, 88

Comitê Latino-Americano
Vieira de Castro, 133

Matéria publicada na Revista Noize #65

Tags:, , , , ,

18/08/2014

Revista NOIZE

Revista NOIZE