NOIZE Record Club apresenta “Marku” (1983), de Marku Ribas

10/07/2020

Powered by WP Bannerize

Revista NOIZE

Por: Revista NOIZE

Fotos: NOIZE

10/07/2020

O novo título do NOIZE Record Club traz o peso de um tesouro perdido. Temos a imensa honra de anunciar a reedição do álbum Marku (1983), de Marku Ribas, como o 39º lançamento do clube. O kit exclusivo traz essa pérola em vinil amarelo translúcido + revista NOIZE # 103.    

Assine e não perca!

*

Cantor, compositor, multi-instrumentista e ator, Marku Ribas deixou uma obra importantíssima que ainda segue sendo redescoberta. Sua mistura única de funk, soul, jazz, samba, ritmos caribenhos e do folclore brasileiro fez com que seus discos virarem joias muito procuradas pelos colecionadores do Brasil e do exterior. Seus LPs lançados entre 1973 e 1980 são obras relativamente bem conhecidas, porém, Marku (1983) é uma raridade absoluta mesmo entre os colecionadores mais dedicados. “Muito colecionadores nem sequer sabem da existência desse disco, alguns lojistas nunca viram”, comenta o músico e pesquisador Eduardo Brechó.

Lançado pelo selo Timbre, Marku (1983) é na verdade um disco independente produzido pelo próprio artista e seu amigo Reinaldo Amaral. Na época, Marku havia acabado de romper com a gravadora Polygram, que queria que ele fizesse um disco só de samba. “Depois que conseguiu romper o contrato, ele foi fazer o disco que ele queria”, explica Brechó: “[O disco de 1983] tem uma coisa de funk, de jazz funk. Foi um manifesto do Marku, que se permitiu fazer uma música que sempre gostou, mas que, devido ao personagem que queriam criar, ele não conseguia fazer”, explica Brechó. 

O álbum traz o gigante João Donato tocando piano e trombone e ele atesta: “É muito bom! É muito bom. Passa uma vibração gostosa. Uma sensação alegre, uma sensação agradável, um bem estar”, diz Donato. A cantora e atriz Zezé Motta também está no disco dividindo vocais com Marku, além de músicos de peso como o grande guitarrista de jazz Romero Lubambo e o percussionista Zeca da Cuíca.

Marku nunca foi distribuído em lojas, foi vendido apenas de mão em mão pelo próprio Marku Ribas. Por isso, as raríssimas cópias que existem estão, em sua maioria, autografadas, o que só fez aumentar a lenda ao redor do LP. Apesar de sua sonoridade impressionante, com o tempo, o disco sumiu. Suas faixas não estão nas plataformas de streaming, há apenas poucas delas no YouTube

Trazendo registros incríveis como “Brazil com Z”, “Karijó”, “Girassóis”, “Urubu é Meu Lôro”, Marku (1983) é uma jóia que precisava ser resgatada. 

Entre para o NOIZE Record Club e não perca! Assine aqui.

Tags:, , , , , , , , , ,

10/07/2020

Revista NOIZE

Revista NOIZE