Nomes científicos de animais que homenageiam músicos

11/11/2014

The specified slider id does not exist.

Powered by WP Bannerize

Revista NOIZE

Por: Revista NOIZE

Fotos:

11/11/2014

Encontrada neste mês, a primeira espécie de sapo a soar como um morcego ganhou o nome científico Dendropsophus ozzyi, em homenagem ao mais famoso predador de morcegos, Ozzy Osbourne. A descoberta da nova espécie foi feita por Pedro Peloso na Floresta Nacional de Pau-Rosa, no Amazonas.

Carinhosamente chamado de Ozzyi, o sapinho tem patas e dedos compridos e delicados. Durante a expedição de Peloso, foram encontrados 21 exemplares dessa nova espécie. E não é a primeira vez que uma nova variedade animal é batizada com o nome de um músico. Além de Ozzy, outros artistas já foram emprestaram seu nome a aranhas, vespas e animais marinhos:

*

Bumba Lennoni

Bumba Lennoni

Essa coisinha bonitinha pertence à família Theraphoside, que reúne as maiores tarântulas do mundo. O Bumba Lennoni foi encontrado em outubro desse ano, também na região da Amazônia, e por isso seu primeiro nome é uma homenagem à comemoração Bumba meu boi. A homenagem a John Lennon surgiu porque o trio que descobriu a espécie – Fernando Perez-Miles, Alexandre Bonaldo e Laura Miglio – é fã dos Beatles.

Heteropoda davidbowie

Heteropoda davidbowie

Segundo o pesquisador alemão Peter Jager que encontrou essa nova espécie de aranha na Málasia em 2009, batizar animais com nomes de artistas chama a atenção das pessoas para a preservação da nossa biodiversidade. Nesse caso, foi David Bowie o homenageado.

Orectochilus orbisonorum

Orectochilus orbisonorum

Descoberta na Índia, essa espécie de besouro d´água ganhou um nome em homenagem ao mestre do rockabilly Roy Orbison, em 1998. O Orectochilus orbisonorum é preto na parte de cima, mas tem uma coloração branca translúcida na parte de baixo e mede apenas 5mm.

Captia beyonceaet

Captia beyonceaet

Tirando o fato de que isso é uma mosca varejeira, a homenagem da Captia beyonceaet a Beyoncé surgiu por causa da impressionante buzanfa dourada do bicho (e da cantora).

Jaggermeryx naida e Aegrotocatellus jaggeri

Jaggermeryx naida

As rugas Mick Jagger o renderam duas homenagens pré-históricas. Jaggermeryx naida significa em latim “A ninfa aquática de Jagger”. O porco d’água foi encontrado no Egito e é um animal já extinto, assim como o Aegrotocatellus jaggeri, uma espécie marinha de concha dura descoberta fossilizada em 1995.

Aleiodes shakirae

Aleiodes shakirae

A fofa da Shakira foi homenageada com uma vespa que deposita seus ovos em larvas, que aos poucos têm suas entranhas devoradas para uma nova vespinha Aleiodes shakirae nascer. O nome de Shakira é por causa dos movimentos que a vespa faz enquanto deposita seus ovos.

Aptostichus bonoi

Aptostichus bonoi

As aranhas são as que mais ganham nomes em homenagem a famosos. A Aptostichus bonoi pegou emprestado o nome do vocalista Bono Vox, mas a homenagem do pesquisador norte-americano que a encontrou, Jason Bond, é para o disco The Joshua Tree (1987), do U2.

Myrmekiaphila neilyoungi

Myrmekiaphila neilyoungi

O ativismo pela paz e justiça de Neil Young inspirou os norte-americanos Jason E. Bond e Norman I. Platnick a homenagearem o músico com o aracnídeo Myrmekiaphila neilyoungi. O habitat natural dessa espécie de aranha é, principalmente, o estado do Alabama, Estados Unidos.

Arcticalymene viciousi, Arcticalymene rotteni, Arcticalymene jonesi e Arcticalymene matlocki

Arcticalymene

Quatro espécies da mesma família de seres marinhos já extintos ganharam em 1997 o nome de cada membro da formação clássica do Sex Pistols: Sid Vicious, Johnny Rotten, Steve Jones e Glen Matlock.

Gnathia marleyi

Gnathia marleyi

Podiam ter escolhido um animal mais agradável para homenagear Bob Marley, mas o nome do rei foi parar no parasita que se alimenta do sangue de uma determinada espécie de peixe. Pobre Bob.

Phialella zappai e Pachygnatha zappa

Pachygnatha zappa

A nova espécie de água viva foi batizada de Phialella zappai por se tratar de um plano de seu descobridor, o italiano Ferdinando Boero, para conhecer o ídolo Frank Zappa. No final das contas, os dois se encontraram depois de Zappa ter dito que “não há nada que eu gostaria mais do que ter uma água viva com o meu nome”. O músico é um dos que mais tiveram seu nome usado por biólogos: tem também a aranha Pachygnatha zappa descoberta nos anos 80 e nomeada em 1994 por Robert Bosmans e Jan Bosselaers, a concha já extinta Amaurotoma zappa e a bactéria causadora de espinhas Vallaris zappai.

Loureedia annulipes

loureadia

O nome de Lou Reed continua vivo nesse aracnídeo que está por todas as partes do mundo. Por ser uma aranha aveludada (velvet, em inglês) e viver embaixo da terra (underground) é que ela ganhou o nome do líder do Velvet Underground.

Tags:, , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

11/11/2014

Revista NOIZE

Revista NOIZE