“Football is Freedom”.
A frase dita por Bob Marley no final de 1979 foi o mais claro indicativo da paixão que o maior nome do reggae mundial tinha pelo esporte. E hoje, dia que que o cantor completaria 69 anos, nós relembramos aqui a última passagem de Bob Marley pelo Brasil, que incluiu uma partida no seu cronograma de atividades.
O jogo, realizado no campo particular de Chico Buarque, no Recreio dos Bandeirantes (Rio de Janeiro), reuniu algumas personalidades da música e até um ex-jogador consagrado pela seleção. Bob Marley, Junior Marvin (do The Wailers), Paulo César Caju (campeão do mundo com o Brasil em 1970), Toquinho, Chico Buarque e Jacob Miller (do Inner Circle) enfrentaram Alceu Valença, Chicão (da banda de Jorge Ben) e outros quatro membros da gravadora Island Records, que lançava, naquela época, o catálogo de Bob e de outras lendas do reggae no mercado nacional.
O time de Bob Marley venceu o amistoso, naquela tarde quente de 19 de março de 1980, por 3×0. O cantor jamaicano foi um dos três que marcaram gol. A TV Globo relembrou o jogo muitos anos depois:
“Rivelino, Jairzinho, Pelé… o Brasil é o meu time. A Jamaica gosta de futebol por causa do Brasil”, declarou Bob Marley aos diversos jornalistas que acompanharam a partida na casa de Chico Buarque. “É fácil perceber que as pessoas aqui têm ritmo e feeling, não só no andar, mas no falar e no próprio interesse demonstrado pela música em qualquer uma de suas manifestações”, completou.
Assista também a matéria “original” que a Globo fez com Bob Marley no Rio de Janeiro em 1980: