Disco: Kisses on the Bottom
Avaliação: Bom
_por Daniel Sanes
Um dos principais nomes da música retorna ao estúdio com um trabalho totalmente relax. Em Kisses on the Bottom, Paul McCartney abre mão de tocar – inclusive o baixo, instrumento no qual se consagrou – para fazer um disco sem grandes pretensões, mas com o alto padrão de qualidade que sempre apresentou.
Trata-se de um álbum de standards da música americana, um estilo distante de tudo o que ex-Beatle já compôs, mas que se encaixa perfeitamente com sua voz. Tanto que Kisses on the Bottom é agradável até para quem não curte esse tipo de som. Do título debochado ao assobio alegre de “It’s Only A Paper Moon”, o veterano cantor mostra-se à vontade no papel de crooner. Homenageia ídolos como Cole Porter e Nat King Cole, mas com um repertório menos batido que, por exemplo, o de Rod Stewart na série The Great American Songbook. E justifica, mais uma vez, a fama de ser o grande romântico do quarteto de Liverpool.
“Get Yourself Another Fool”, popularizada por Sam Cooke, ficou muito boa, ainda mais com o acompanhamento eficiente de Eric Clapton. O guitarrista, aliás, também aparece em “My Valentine”, uma das duas inéditas da bolacha – e também uma das melhores. A segunda autoral é “Only our Hearts”, na qual Macca conta com a gaita de outro ilustre amigo de longa data, Stevie Wonder. Isso para não contar a presença constante de Diana Krall, responsável pelos arranjos e por “emprestar” diversos músicos de apoio.
Ao lançar o disco, o veterano músico britânico deu uma pequena explicação sobre o porquê de gravar standards. “Eu achava essas músicas simplesmente mágicas. E quando passei a compor as minhas, comecei a achar uma maravilha a forma como foram feitas”, argumentou. Convenhamos: depois de décadas de excelentes serviços prestados ao rock e ao pop e prestes a completar 70 anos, Macca não precisa dar explicações e tem todo o direito de cometer um disco desses. Mas fica a torcida para que o próximo seja à base do bom e velho rock. Cruzemos os dedos, pois ele deve sair ainda em 2012.
@DanielSanes Daniel Sanes é editor-assistente de Geral do Jornal do Comércio-RS, editor de Música do site Nonada e faz uns freelancers por aí. Ouve de (quase) tudo, mas sua devoção por Ramones e Motörhead é eterna.