“O Menino d’Olho d’Água”: documentário exalta a criatividade de Hermeto Pascoal

13/01/2025

Powered by WP Bannerize

Avatar photo

Por: Revista NOIZE

Fotos: Rafa Rocha

13/01/2025

Celebrado nacional e internacionalmente, tudo o que vem de Hermeto Pascoal é motivo de encantamento. É o caso do documentário “O Menino d’Olho d’Água”, que explora, de forma poética, a capacidade que o mestre tem de ouvir música por todos os cantos. Dividido em três partes, o filme, dirigido por Carolina Sá e Lírio Ferreira, aborda o presente de Hermeto a partir de uma apresentação recente; o passado, por meio de suas histórias de infância, e oferece um mergulho em seu processo criativo.

*

Essas três partes se entrelaçam por mostrarem que a origem da complexidade sonora de Hermeto vem de sua infância simples em Alagoas, no sítio Olho d’Água, e como os sons e os elementos da natureza inspiram sua própria verve criativa. “Meu professor foi o universo”, diz ele.

Em entrevista à Noize, na época do lançamento do vinil Hermeto (1970) pelo NRC, o músico refletiu sobre sua inspiração sonora:

“A música sou eu. Eu sou a música. Sou um camarada que nasceu música. Desde criança, eu sou assim: eu escutava um latido e achava que aquilo ali tinha uma nota, uma afinação. Eu nasci afinadinho”, diz Hermeto Pascoal.

Hermeto Pascoal se transporta aos bastidores do seu primeiro disco

“O Menino d’Olho d’Água” teve estreia internacional em novembro de 2024 no IDFA 2024 (International Documentary Film Festival Amsterdam), um dos mais importantes festivais do gênero do mundo, e rodou por eventos nacionais como o Festival de Brasília. O filme estreia no dia 20 de janeiro, às 22h30, no Canal Curta!

Confira o trailer:

Sobre o artista

Na ausência de rádios e vitrolas, a música que existia na infância de Hermeto era executada ao vivo, por humanos e animais (ele sempre enfatiza o quanto aprendeu com os sapos, pássaros, grilos, porcos, entre outros). A família trabalhava na roça, mas, devido ao albinismo, Hermeto não podia ser muito exposto ao sol e não participava dessas atividades. Em vez disso, passava muito tempo assimilando a polifonia das matas, o que foi a sua primeira e grande escola.

Mas Hermeto nasceu em uma família super musical. Seu irmão, José Netto, tocava acordeão e foi seu parceiro por bastante tempo. Seu pai também era acordeonista e tocava em bailes da região, já sua mãe cantava no coral da igreja de Lagoa da Canoa. Tudo isso o influenciou de alguma forma, porém, seu ouvido nunca se ateve às convenções: Hermeto sempre ouviu música onde as outras pessoas não ouviam.  

Após décadas dedicadas à música, Hermeto Pascoal segue em plena atividade — em 2024, lançou Pra Você, Ilza, vencedor do Grammy Latino de Melhor Álbum de Jazz. O trabalho é uma carta de amor à sua companheira por quase 50 anos.

Tags:

13/01/2025

Avatar photo

Revista NOIZE