O que Kurt achou do primeiro som do Foo Fighters e uma faixa velha e inédita de Grohl

01/12/2014

The specified slider id does not exist.

Powered by WP Bannerize

Revista NOIZE

Por: Revista NOIZE

Fotos:

01/12/2014

Um beijo molhado na face. Foi com esse gesto de carinho que Kurt Cobain deu a melhor crítica musical que Dave Grohl já recebeu em sua vida. Conforme contou no último episódio da série Sonic Highways, que está indo ao ar no HBO dos Estados Unidos, Dave mostrou temeroso a primeira fita demo do Foo Fighters a Kurt certa vez em que ele estava se banhando:

– Ele estava tão feliz. Aí ele, ‘eu ouvi falar que você gravou umas coisas com Barrett [Jones, músico e produtor]’. E eu ‘yeah’. E ele, ‘Deixe eu ouvir’. E eu estava tão apavorado de estar no mesmo lugar que ele enquanto ele ouvia. Kurt ouviu aquilo, me beijou na cara, e ele estava tomando banho!” – disse Grohl.

*

A música que deixou o vocalista do Nirvana tão alegre foi “Alone + Easy Target”, que se tornou a 4ª faixa do disco de estreia do Foo Fighters, de 1995. Em uma entrevista que deu à revista inglesa MOJO em 2009, Dave Grohl revelou que, na verdade, quase todas as composições desse álbum foram feitas bem antes do suicídio de seu amigo e que esse caso do beijo no banho se deu em dezembro de 1991.

– Kurt estava ficando em um hotel de Seattle nessa época. Eu contei a ele que estava gravando umas coisas e ele disse, “oh, eu quero ouvir, traz aí…”. Ele estava sentado na banheira com um walkman, ouvindo a música, e quando a fita acabou ele tirou os fones, me beijou, e disse: “Finalmente, agora eu não tenho que ser o único compositor da banda!”, e eu disse, “não, não, não, eu acho que nós estamos indo muito bem com as suas músicas!”.

A outra novidade que apareceu no programa Sonic Highways foi uma gravação antiga, mas inédita, que Dave Grohl fez antes do Foo Fighters existir. Ela se chama “Hooker On The Street” e, segundo Barrett Jones disse no episódio, é uma das 40 músicas que Dave fez durante os últimos dias de vida do Nirvana. Essa faixa tem uma pegada funky, que chega a lembrar algo de Red Hot Chilli Peppers, mas já dá indícios do gosto por power-chords bombásticos que definiram a carreira posterior de Grohl. Ouça acima e reflita: será que Kurt Cobain também beijaria ele por causa dessa?

Tags:, , , , , , , , , , ,

01/12/2014

Revista NOIZE

Revista NOIZE