O que você precisa saber sobre a agulha do seu toca-discos

29/10/2021

"]

Powered by WP Bannerize

Erick Bonder

Por: Erick Bonder

Fotos: Reprodução

29/10/2021

Se você chegou até aqui provavelmente é porque já tem um toca-discos e já sabe que uma das principais peças destes aparelhos é a agulha. Além disso, talvez também já saiba que algumas imperfeições no som dos seus tão queridos LPs podem ser culpa desta pequenina, mas importante personagem.

A agulha, em inglês chamada de stylus, é uma das suas maiores aliadas na hora de ouvir todos os detalhes do seu disco preferido. Mas, caso você não preste atenção nela, pode se tornar um problema. Uma das maiores dúvidas de quem curte e coleciona LPs é sobre a hora de trocar essa peça. Com o que vamos falar aqui, você vai entender como as agulhas funcionam, os cuidados que deve tomar e quando deve trocar elas.

E se você ainda não começou sua coleção, agora pode ser a hora certa. O NOIZE Record Club entrega na sua casa um kit exclusivo com disco e revista. Assine e aproveite o melhor da cultura do vinil.


A função e o funcionamento da agulha

Posicionada na ponta do braço do toca-discos, acoplada à cápsula, a agulha é responsável, basicamente, por ler as ranhuras do sulco do disco de vinil. Ela traduz estes microrrelevos em vibrações, geradas através do contato entre superfícies. Essas vibrações (energia mecânica) são transmitidas da agulha para a cápsula (peça acoplada ao braço do toca-discos), onde existe um ímã e uma bobina. Na cápsula, a energia mecânica entra em contato com o campo magnético, gerado pelo imã, e, então, se transforma em energia elétrica. É nesse processo que metade da magia do som é feita, visto que é aí que a informação registrada no formato do sulco do vinil é captada pelo aparelho elétrico.

*


Quais são os tipos de agulha que você encontra por aí

As agulhas, em geral, são feitas de metal e possuem em suas pontas um revestimento. Existem as agulhas com ponta de diamante, com maior qualidade e durabilidade, e as agulhas com ponta de safira, que duram um pouco menos. Ao longo do tempo, com o contato do uso, a agulha se desgasta, podendo gerar problemas na reprodução dos seus discos ou até danos permanentes. Sabe aquele ruído de fundo, que muita gente pensa que é charme? Pois é, na verdade pode ser que sua agulha esteja desgastada.

Mas além do revestimento, existem diversos formatos de agulha, cada um feito para extrair alguma qualidade específica da gravação. Os tipos mais comuns são as cônicas/esféricas e as elípticas. A agulha cônica é mais resistente, mas, devido ao seu formato, não consegue ler tão bem as altas frequências impressas no disco. Já a agulha elíptica possui maior área de contato com as ranhuras do sulco, captando melhor os agudos e evitando distorção – entretanto, possui uma durabilidade menor do que a cônica. Existem ainda modelos especiais como a Line-Contact e a Shibata, mais caros e difíceis de encontrar.

Alguns cuidados básicos

O simples uso do seu toca-discos vai desgastar a agulha e isso faz parte do jogo. Mas existem alguns pontos aos quais você deve atentar para aumentar a durabilidade da peça:

1. Tome cuidado com a pressão/força despendida na hora de colocar a agulha para tocar;
2. Mantenha sempre ajustado o seu anti-skating, para que a força centrípeta exercida sobre a agulha e o braço fique regulada;
3. Limpe bem o seu vinil antes de colocá-lo no toca-discos (confira aqui como limpar seus discos).

Para a saúde dos seus LPs, é melhor que você tenha um toca-discos com regulagens. Ajustes finos como os de ângulo da agulha são importantes, porque trazem mais durabilidade e qualidade para os seus equipamentos e coleção, mas também porque interferem no som final.


Quando e como devo trocar a agulha do meu toca-discos?

A durabilidade de uma agulha varia muito. Como descrevemos acima, são diversos os fatores que podem influenciar no tempo de troca da peça. Mas existe um período de segurança: pelo menos de dois em dois anos é bom trocar de agulha. A estimativa é de que as agulhas possam durar entre 150 e 600 horas de uso, dependendo da qualidade da peça. Como já falamos aqui, as agulhas com ponta de diamante duram mais do que as com ponta de safira. Mas uma coisa é certa: quanto mais você usar seu toca-discos, mais sua agulha será utilizada e, portanto, mais rápido vai se desgastar.

Além disso, você sempre deve prestar atenção no som que está saindo da sua caixa. Se houver algum problema na reprodução, um pequeno ruído ou estalo, por exemplo, e todas as outras regulagens do toca-disco estiverem em dia, provavelmente o problema é na agulha.

Na hora de realizar a troca, a forma como você deve fazer isso varia muito de um equipamento para outro. Existem diversos tipos de toca-discos, cápsulas e cada um possui suas especificidades – lembre-se de conferir o manual da agulha ou cápsula nova pra evitar problemas. Mas, de modo geral, podemos dizer que, para trocar a agulha, você precisa desacoplar a cápsula, que fica fixada na peça chamada de shell ou headshell, que é a parte que fica diretamente conectada no braço. Depois disso, basta desencaixar a agulha antiga da cápsula, encaixar a agulha nova e colocar tudo de volta no lugar certo. Abaixo você pode conferir alguns vídeos que separamos e podem ajudar:

*

Não é à toa que a agulha é uma das peças que mais causa dúvidas em quem coleciona discos. São diversos os detalhes e cuidados importantes para que você não se sinta boiando quando houver algum problema na peça. Esperamos que o texto acima possa ajudar enquanto um panorama. Mas, por mais que a gente se esforce, uma coisa não vamos conseguir substituir: a sua prática observando com atenção a sua coleção e seus equipamentos. Algumas coisas apenas o tempo e o uso podem nos ensinar.

E caso você esteja aqui apenas por curiosidade, mas não tenha começado sua coleção, temos um convite pra lá de especial para fazer. Neste mês Luedji Luna está no Noize Record Club com seu segundo álbum, Bom Mesmo É Estar Debaixo D’Água, indicado ao Grammy Latino 2021 na categoria “Melhor Álbum de Música Popular Brasileira”. Que tal entrar para o clube e curtir todo mês um kit exclusivo com disco e revista? Assine e faça parte do NRC!

Tags:, , ,

29/10/2021

Erick Bonder

Erick Bonder