8 coisas fantásticas do vinil de Lazaretto

07/05/2014

The specified slider id does not exist.

Powered by WP Bannerize

Revista NOIZE

Por: Revista NOIZE

Fotos:

07/05/2014

Jack White não precisa fazer grandes invenções para ter seu nome lembrado na história da música, suas canções já bastam. Mesmo assim, ele está nos surpreendendo a cada divulgação de seu novo disco Lazaretto.

Depois de fazer o lançamento mais rápido do mundo no Record Store Day – gravando, prensando e vendendo a faixa-título em menos de quatro horas -, White produziu um dos vinis mais inovadores que já vimos até agora. Não é por menos que o bolachão de Lazaretto foi chamado de “ultra vinil”. E por ser um produto mais complexo, você terá que ter um bom toca-discos pra ter acesso a todas as opções extras do vinil.

*

White e o funcionário da Third Man Records Ben Blackwell precisaram de um vídeo de quase dez minutos para explicar todas as novidades que o vinil traz. Você assiste à demonstração de White logo abaixo da lista com as oito coisas fantásticas de Lazaretto (além das faixas).

1. Ele toca de dentro pra fora
Você pode ouvir o lado A inteiro de Lazaretto tanto de fora pra dentro, quanto de dentro para fora, sem ouvir nenhuma faixa ao contrário.

2. Tem som na borda do vinil
Diferente dos bolachões comuns, Lazaretto tem música na borda do disco – primeira vez na história que isso acontece. É o final da última música do lado A, que toca em looping.

3. O centro do vinil também produz música
A ideia de Jack White foi usar todas as partes do vinil, nada é desperdiçado. Até a parte central do disco, onde fica o adesivo com o nome dele e o selo da gravadora, produz um som – White já havia testado isso em Sea of Cowards, do The Dead Weather, e Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band, do The Beatles, também já usou esse recurso.

4. Ele roda em três velocidades
Isso mesmo. As músicas normais de Lazaretto rodam em 33 RPM, enquanto uma das faixas escondidas roda em 45 RPM e a outra em 78 RPM.

5. O vinil não sofreu compressão
Diferente do CD de Lazaretto, a versão em vinil tem zero compressão, ou seja, o som é exatamente como o da fita-master.

6. Cada lado tem um acabamento diferente
Mais uma inovação de White: Lazaretto tem acabamentos diferentes para os lados A e B, como você pode perceber a partir de 5:10 do vídeo abaixo.

7. Você pode escolher a intro elétrica ou acústica
A introdução da faixa “Just One Drink” pode ser ouvida tanto na sua versão acústica como elétrica, dependendo da onde você deixa a agulhar cair. Se você colocar a agulha e tocar a versão elétrica, fique levantando e abaixando a agulha até ela entrar nos sulcos da versão acústica (vide Jack White aos 4:20 do vídeo).

8. No lado A aparece um holograma
SIM! Dependendo do ângulo que você assiste ao lado A do vinil girar, dá pra ver um holograma de dois anjos, os mesmo da capa de Lazaretto. São hologramas feitos à mão por Tristan Duke. Eles aparecem aos 6:30 da demonstração que você assiste logo abaixo.

Tags:, , , ,

07/05/2014

Revista NOIZE

Revista NOIZE