Os artistas, álbuns e canções mais ouvidas no Spotify em 2020

01/12/2020

Powered by WP Bannerize

Brenda Vidal

Por: Brenda Vidal

Fotos: Reprodução

01/12/2020

O Spotify já entrou em clima de nostalgia e soltou seu ranking anual com as tendências de alcance global que ganharam destaque no consumo de música e de podcasts na plataforma. No quesito musical, a marca organizou os top 5 artistas mais “streamados” (por recorte de gênero), os álbuns mais streamados, além das músicas mais streamadas. Protagonismo da indústria estadunidense, mas com nomes do Canadá, Inglaterra, Colômbia.

*

Na lista dos artists com os maiores streamings globais, o primeiríssimo lugar fica com o porto-riquenho Bad Bunny, seguido do canadense Drake. Em terceiro, J Balvin – parceiro constante da cantora Anitta – , o rapper Juice WRLD e, em quinto, The Weeknd.

Já na lista dedicada às artistas mulheres, Billie Eilish aparece em primeiro lugar pelo segundo ano consecutivo. Em segundo lugar está Taylor Swift e, em terceiro, Ariana Grande, fechando uma trinca 100% estadunidense. Em quarto lugar figura Dua Lipa, enquanto Halsey crava o quinto lugar.

No ranking por álbum, Bad Bunny reina mais uma vez com seu segundo álbum de estúdio YHLQMDLG (2020). Em segundo lugar, After Hours (2020) de The Weeknd e, em terceiro, Hollywood’s Bleeding (2020) de Post Malone. Harry Styles, ex-integrante do One Direction, emplaca seu Fine Line (2019) em quarto lugar, enquanto Dua Lipa se mantém no quinto com o viciante Future Nostalgia (2020).

Por último, mas não menos importante, os hits! Qual foi a música campeã de streaming no Spotify? “Blinding Lights”, single frenético de The Weeknd! Em segundo lugar, “Dance Monkey” de Tones And I, enquanto “The Box” de Roddy Rich fica em terceiro. “Roses – Imanbek Remix” de Imanbek e SAINt JHN é o quarto lugar, e a canção chiclete “Don’t Start Now” de Dua Lipa encerra em quinto.

Alguns números para termos a dimensão do sucesso de alguns dos nomes que estão aí. Bad Bunny alcançou mais 8.2 bilhões de streamings pelo mundo todo só neste ano! E 3.3 bilhões deles ficam por conta das faixas de YHLQMDLG. Já “Bliding Lights” se consolidou como hit absoluto com 1.6 bilhões de streamings.

Entre as tendências,está o multifacetado gênero “pop” como o grande guarda-chuva dos sons da lista, mas em diálogo como rap, o trap e o reggaeton. Playlists temáticas como “BLM”, em alusão ao movimento Black Lives Matter e os protestos antirracistas que sacudiram os Estados Unidos, se destacaram, ao lado de playlists como “músicas para trabalhar”, deixando registrado o impacto da pandemia e do trabalho remoto no perfil de consumo no Spotify. Você pode ler o texto oficial divulgado pela marca aqui.

Tags:, , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

01/12/2020

Brenda Vidal

Brenda Vidal