Headbanging pode fazer seu cérebro sangrar

07/07/2014

The specified slider id does not exist.

Powered by WP Bannerize

Revista NOIZE

Por: Revista NOIZE

Fotos:

07/07/2014

Você é daqueles que não consegue ouvir um riff sem sacudir a cabeça pra cima e pra baixo? Então se ligue: segundo artigo publicado na revista médica The Lancet, a prática excessiva de headbanging pode causar sérios problemas na sua cabeça. A pesquisa expõe o caso de um homem alemão que teve sangramentos na parte direita do cérebro após ir a um show do Motörhead.

Passaram-se quatro semanas de dores de cabeça lancinantes até que o paciente resolveu fazer um exame e descobriu que havia desenvolvido uma hemorragia subdural crônica. “Se ele tivesse ido a um concerto de música clássica, isso não teria acontecido”, declarou o Dr. Ariyan Pirayesh Islamian, que tratou o metaleiro. Apesar disso, o médico explicou que “náo é contra o headbanging”, pois o risco de desenvolver algo assim é “muito, muito baixo”.

*

Um outro estudo polêmico publicado no Australasian Psychiatry pela Dr. Felicity Baker aponta que os fãs de heavy metal estariam mais suscetíveis a fazerem sexo sem proteção e dirigirem embriagados. Segundo essa mesma pesquisa, quem ouve música pop teria mais chances de ter problemas com a própria sexualidade e os amantes do jazz teriam uma tendência a serem mais solitários e desajustados.

Agora, se eu fosse você, não me preocuparia tanto. “A maior parte das pessoas que vão a shows e pulam balançando a cabeça não acaba nas mãos de um neurocirurgião. Existem riscos maiores do que o headbanging em um show de rock”, disse o britânico Dr. Colin Shieff, especialista em problemas no cérebro.

Dr. Islamian lembra que o único problema de balançar muito a cabeça é que o cérebro fica chacoalhando pra cima e pra baixo dentro do crânio, mas fora isso, tudo bem: “O rock n’ roll não vai morrer nunca. E os metaleiros devem continuar!”, diz o doutor.

Tags:, , , , , , ,

07/07/2014

Revista NOIZE

Revista NOIZE