Na semana passada, foi publicada uma entrevista com Damon Albarn na Q Magazine em que ele fala abertamente sobre o uso de drogas no início da carreira. “A heroína me deixava incrivelmente produtivo”, diz o compositor. A droga é a musa de “You and Me”, faixa do disco solo de Albarn que você ouve um trecho abaixo na playlist que ele montou para a revista britânica Fact.
Além de “You and Me”, Albarn também adicionou a inédita “Eletric Demo” – que não estará em “Everyday Robots” – à playlist. Quem ajudou a escolher as músicas junto com ele foram sua parceira de longa data Suzi Winstanley e Remi Kabaka, do coletivo de produtores DRC Music (Democratic Republic of the Congo Music), que Albarn também faz parte.
Na entrevista para a Q Magazine, o compositor disse: “Uma combinação de heroína e tocar coisas africanas simples, lindas e repetitivas me mudou completamente como músico. Eu encontrei um senso de ritmo”. Através do DRC Music, ele pôde se envolver ainda mais com a música africana que tanto o fascina, e isso refletiu nas canções de “Everyday Robots”. O álbum mais autobiográfico de Albarn, segundo ele mesmo, chega às lojas no dia 28 de abril.
Na eclética playlist que ele criou para a revista Fact e deu o nome de “Waves in Suyian”, o trecho da inédita “Eletric Demo” começa na marca dos 8:00, com batidas eletrônicas, vozes robóticas – estilo Daft Punk – e instrumentos de sopro. E aos 33:45, logo depois de 2Pac, ouvimos o trecho mais “romântico” de “You and Me”, que pode parecer uma daquelas músicas apaixonadas que poderiam ter sido feitas pra uma garota/garoto, mas tudo faz sentido quando você sabe que ela foi escrita para a heroína. Mais isso só nesse trecho da segunda parte de “You and Me”, porque no início tenso da música (que você pode ouvir pelas performances ao vivo de Albarn), com um instrumental que parece que está em estado de transe, você tem certeza de que é a uma música sobre drogas.
Mix “Waves in Suyian” de Damon Albarn:
Intro com Joaquin Phoenix – “Dog Harp Fireworks”
Erykah Badu – “Strawberry Incense”
The Guinness Cassanovas – “Stormy”
Matias Aguayo – “El Sucu Tucu”
Damon Albarn – “Electric Demo”
East Side Symphony – “Hot Pants Road”
Henry Mancini – “Lujon”
Prince Charles and The City Beat Band – “Cash (Money)”
K Frimpong And His Cubanos Fiesta – “Kyenkyen Bi Adi M’awu”
Holly Golightly And The Greenhornes – “There Is An End”
Trilha sonora do filme “A Grande Beleza”
Dengue Fever – “One Thousand Tears Of A Taratula”
Mulatu Astatke – “Yegell’e Teleta (My Own Memory)”
2Pac – “California Love”
Damon Albarn – “You and Me”
Trilha sonora do filme “The Man in the Raincoat”