A maioria dos DVDs de música do mercado se divide em três categorias: shows, coletâneas de clipes ou documentários. The McCartney Years tem, espalhada pelos três discos, uma condensação dessa diversidade. Tudo isso embalado numa impecável caixinha, que por si só já valeria metade do justo preço de R$ 110. O resultado, no entanto, vai além de um DVD de música. The McCartney Years é um retrato íntimo da vida de um dos maiores músicos ainda vivos, uma narrativa minuciosa de uma experiência que ajudou a mudar para sempre a história da música.
Mas o DVD não é sobre o MacCa “ex-baixista dos Beatles”, ainda que este aspecto de sua carreira esteja presente no material. Os dois primeiros discos são uma imensa coletânea de clipes, abarcando praticamente toda carreira solo de Paul, desde a época em que tocava com os Wings até Chaos and Creation in the Backyard. O espectador pode vê-los em ordem cronológica, em playlists elaboradas por Paul ou numa versão com comentários do homem—altamente recomendável. Falando sobre os vídeos, MacCa deixa transparecer aspectos de sua vida familiar, seu humor característico e até mesmo pitacos sobre seu curioso processo criativo. Aqueles que pensam que Paul é um compositor refinadíssimo e intelectualizado vão se surpreender ao ouvi-lo falar sobre “Mull of Kintyre”, uma divertida valsinha escocesa, ou sobre os duetos com Michael Jackson e Stevie Wonder. Destaque ainda para os extras: minidocumentários e entrevistas. Num deles, McCartney conta inclusive como compôs “Blackbird”.
O material do último DVD é uma coletânea de shows, incluindo a lendária apresentação de Glastonbury em 2004. Para ver um Paul à vontade, de volta às raízes skiffle, confira as quatro músicas da performance unplugged de 1991, registrada no CD Paul McCartney Unplugged – The Official Bootleg. Depois de ter varado as mais de seis horas de material, ao assistir à performance de “Hey Jude”, em Glastonbury, o espectador terá a certeza de que as mãos enrugadas do Sir canhoto ainda vão reger multidões por muitos anos.
>> Por Gabriel Resende