Quantificando o rap

09/05/2014

The specified slider id does not exist.

Powered by WP Bannerize

Avatar photo

Por: Revista NOIZE

Fotos:

09/05/2014

O rap também é uma ciência. Ele pode ser quantificado em categorias como velocidade, vocabulário e métrica.

O norte-americano Matt Daniels se inspirou em Shakespeare, um dos caras com o maior vocabulário do mundo, pra estudar a quantidade de palavras diferentes que os rappers usam nas músicas. Pra isso, ele reuniu as 35 mil primeiras palavras cantadas por 85 rappers. Desse jeito, ele conseguiu comparar artistas mais antigos, como Jay-Z, com os mais novos, como Drake.

*

Pra você ter uma ideia, 35 mil palavras constituem cerca de três a cinco discos e EPs. Rappers como Kendrick Lamar não entraram na pesquisa porque não tem material suficiente para análise.

140505-rapper-vocabulary-chart

O primeiro lugar, com 7.393 palavras únicas cantadas, não é de um rapper conhecido. Aesop Rock tem um vocabulário maior que o próprio Shakespeare (analisando as primeiras 35 mil palavras de suas músicas e das peças do escritor).

Outro ponto interessante da pesquisa é que o Wu-Tang Clan ocupa o sexto lugar, com três integrantes no top 10 do ranking. GZA está logo atrás de Aesop Rock, com 6.426 palavras únicas. Com certeza, a convivência do grupo aumentou para o vocabulário de todos eles. Abaixo você confere a contribuição de cada membro do Wu Tang nos versos dos primeiros cinco discos.

wu-tang-breakdown

E adivinha só. Alguns dos rappers mais superestimados da música estão abaixo da média na pesquisa. Entre eles estão Lil Wayne, Drake, Kanye West e 2Pac, o único desses três que merece o nosso respeito.

dist2

Outro elemento que pode ser analisado no rap é a quantidade de sílabas rimadas. Esse cálculo chama-se Rhyme Density, e ele é feito assim:

Número total de sílabas que rimam ÷ Total de sílabas

Ou seja, se dizemos que a densidade média das rimas de Jay-Z é 30, quer dizer que 30% das sílabas que ele canta rimam. Baseado nisso, o rapper MF Doom está no topo da lista, com uma média de 44. Pra você ter uma ideia, compare as duas músicas abaixo. A primeira é “Without Me”, de Eminem, com uma densidade rítmica de 49. A segunda é “Juicy”, de Notorious B.I.G., cuja densidade é de 23.

Nenhum desses rankings quer dizer que um rapper é melhor que o outro. Cada um tem seu estilo e seu jeito de contar sua história.

Tags:, , ,

09/05/2014

Avatar photo

Revista NOIZE