Review | Frank Ocean: “’Channel ORANGE’ é um dos melhores lançamentos do ano”

20/08/2012

The specified slider id does not exist.

Powered by WP Bannerize

Revista NOIZE

Por: Revista NOIZE

Fotos:

20/08/2012

*

Álbum:Channel ORANGE

Gravadora: Def Jam

_por Daniel Sanes

 

 

 

 

Há quem diga que assumir a homossexualidade às vésperas de lançar channel ORANGE foi uma estratégia de marketing um tanto ousada de Frank Ocean. Esqueça o marketing. Esqueça a orientação sexual do cara. Apenas ouça o disco.

Integrante do coletivo Odd Future, Ocean já se mostrava mais eclético que os colegas ao compor para Justin Bieber e Beyoncé. E havia apresentado boas ideias em nostalgia, ULTRA, mixtape lançada em 2011. Agora, com produção elaborada e letras bastante confessionais, conseguiu gravar um trabalho de inegável apelo comercial, embora distante do estereótipo “fodão” atrelado aos artistas de hip-hop e R&B nos EUA.

A dançante “Sweet Life” mostra um cantor excepcional e referências ao melhor da Motown, e, assim como o single “Thinkin’ Bout You”, deve alavancar as vendas do disco. A letra de “Bad Religion” sugere o primeiro amor – homossexual – do cantor, mas também pode ser uma referência a Deus, o que já é suficiente para gerar polêmica. No entanto, um dos melhores momentos de channel ORANGE dificilmente se tornará hit: é a progressiva “Pyramids”, com seus quase dez minutos de psicodelia.

O álbum conta com convidados de peso como John Mayer e Andre 3000. Nem precisava tanto. Só o talento de Ocean é suficiente para tornar channel ORANGE um dos melhores lançamentos do ano.

Avaliação: Ouça no talo
Pra quem gosta de: Odd Future, Drake e The Weeknd

@danielsanes é editor-assistente de Geral do Jornal do Comércio-RS, editor de Música do site Nonada e faz uns freelancers por aí. Ouve de (quase) tudo, mas sua devoção por Ramones e Motörhead é eterna.

Tags:, , , ,

20/08/2012

Revista NOIZE

Revista NOIZE