Por: Nicolle Cabral FImagem: Unsplash | Marcela Laskoski

4 curiosidades sobre a história da música eletrônica

Antes de se tornar uma das fatias mais bem-sucedidas da indústria fonográfica, a música eletrônica passou por uma série de transformações e experimentações.

Imagem: Michael Benz | Unsplash

Pensando nisso, a Noize separou 4 curiosidades sobre a história da música eletrônica para você entender um pouco mais sobre esse império que influencia diversos gêneros atualmente.

Imagem: Saso Tusar | Unsplash

1. 

O primeiro instrumento da história a envolver eletricidade também é considerado o primeiro da crição da música eletrônica, chamado de “Golden Dionysus”. Ele era capaz de imitar os sons de sopros e cordas, devido à presença de eletroímas.

Imagem: Tenor

2. 

O primeiro modelo de sintetizador analógico individual a ser criado foi o Buchla, feito por Morton Subotnick, em 1963. O estilo "piano", contudo, foi idealizado por Robert Moog na mesma época.

Imagem: Reprodução | YouTube

3. 

A evolução e o barateamento desses instrumentos fez com que bandas de rock passassem a incorporá-los nas canções, como o mellotron de "Strawberry Fields Forever", dos Beatles e o teremim elétrico em "Good Vibrations" dos Beach Boys.

Imagem: Tenor

Em 1970, o estilo eletrônico foi completamente revolucionado pela banda alemã Kraftwerk, responsáveis por popularizar o ritmo mundialmente. O grupo foi pioneiro ao incorporar sonoridades sintéticas às composições.

4. 

Imagem: Divulgação