Por: Nicolle Cabral Imagem: Unsplash
Os 4 erros mais comuns na hora de limpar um disco de vinil
Veja como não prejudicar a qualidade do seu LP na hora da limpeza
Por: Nicolle Cabral Imagem: Coverr
Quem coleciona discos de vinil sabe que a poeira é um dos maiores inimigos dos bolachões. Por isso, é muito importante prestar atenção na hora de limpá-los e tomar cuidado para armazenar os seus discos.
Por: Nicolle Cabral Imagem: Unsplash / Blocks
Várias técnicas já foram testadas, e nesse meio tempo, mas que, na verdade, prejudicam a vida útil do seu clássico favorito.
Por: Nicolle Cabral Imagem: Unsplash / Blocks
Ao pensar nisso, a Noize reuniu os 4 erros mais comuns na hora de limpar o seu disco de vinil. Vamos lá?
Por: Nicolle Cabral Imagem: Unsplash / Adrian Korte
1. Limpar a agulha com o dedo
Sabe aquela poeirinha que impede a agulha de deslizar no disco? Então jamais coloque o dedo nela. Além de adicionar sujeira na agulha, o dedo pode escorregar e desregular o braço do toca-discos. Para limpá-la, use um pincel macio.
Por: Nicolle Cabral Imagem: Coverr
2. Usar álcool isopropílico
Embora o álcool elimine boa parte das impurezas nos objetos, quando usado em um vinil, ele remove a camada protetora dos sulcos e a base do disco, então, mantenha esse produto longe do seu LP.
Por: Nicolle Cabral Imagem: Tenor
Se o álcool está proibido, imagina os produtos de limpeza? Sprays ou qualquer tipo de material que não seja um sabão neutro pode ser muito agressivo para o seu vinil. Fique atento!
3. Utilizar produtos de limpeza doméstica
Por: Nicolle Cabral Imagem: Unsplash / Oleg Ivanov
4. Limpar com flanela
Pode ser que alguém já tenha te aconselhado a limpar os discos com uma flanela. Porém, o pó presente no pano pode riscar o disco e a poeira também pode ser empurrada para o interior dos sulcos, então evite.