5 compositores por trás de Axé, clássico do sambista Candeia

Por: Nicolle Cabral Imagem:  MIS | Divulgação

Considerado um dos discos mais importantes da história do samba, Axé foi reeditado e lançado em vinil pela Noize Record Club. Leia a seguir os bastidores por trás das icônicas composições do registro. 

Por: Nicolle Cabral Imagem:  NRC | Divulgação

Gravado nos últimos dias de vida de Candeia, Axé não pôde ser ouvido, em sua totalidade, por ele. O registro, contudo, é um marco histórico e fundamental para entender a música brasileira e celebrar quem esteve ao lado do artista.

Por: Nicolle Cabral Imagem:  Arquivo

Os amigos do Samba

Por trás da grande obra, há o mérito do sambista de ter reúnido artistas que não tiveram tanto sucesso como ele. Noca da Portela, em entrevista exclusiva à Noize, citou alguns músicos que colaboraram com Candeia.

Por: Nicolle Cabral Imagem: Pedro Gigante

Mineiro do Rio

Ainda que indicado por Paulinho da Viola, Noca da Portela precisou provar para Candeia que era compositor - e dos bons. "Depois, viramos amigos. Virei fã dele e ele virou meu fã", conta em entrevista concedida à Revista Noize.

Por: Nicolle Cabral Imagem:  Arquivo

Waldir 59

Cinco vezes vencedor do concurso de Samba enredo da Portela, Waldir 59 era um dos grandes companheiros de Candeia - e, inclusive, esteve com ele no dia de sua morte.

Por: Nicolle Cabral Imagem:  Arquivo

Alcides Dias Lopes 

Conhecido como Malandro Histórico da Portela, nunca gravou um disco próprio. Em Axé, Candeia e Manacéia cantam juntos seu samba "Vivo Isolado do Mundo", que Zeca Pagodinho regravou.

Por: Nicolle Cabral Imagem:  Arquivo

Casquinha

A Portela soube de Otto Enrique Trapte quando o músico tinha 34 anos, por um convite de Candeia. O artista chegou a gravar ao lado do sambista mais de uma vez, como no disco A Vez do Morro: Mensageiros do Samba da Portela.

Por: Nicolle Cabral Imagem:  Arquivo

Chico Santana

Conhecido também por Chico Traidor, por causa da gravação de "Existe Um Traidor Entre Nós", o compositor e sambista ajudou Candeia e ficou conhecido por ser sido coatuor do hino da Portela.

Por: Nicolle Cabral Imagem:  Arquivo