6 curiosidades sobre a história do funk no Brasil

Imagem:   Divulgação | Daniela Dacorso  Por: Nicolle Cabral

Antes do funk, soul

Os Bailes Black - embebedados pela sonoridade do soul, jazz, samba e o funk de James Brown - foram as primeiras movimentações culturais que, anos depois, deram origem aos primeiros DJs de funk e aos bailões no Rio de Janeiro.

Imagem: Almir Veiga | Reprodução

Paredões de som

A Soul Grand Prix foi a equipe de som responsável por criar o "primeiro paredão de som" - amplamente popularizado pela Furacão 2000 nos bailes de funk carioca - com duas caixas de som empilhadas em uma kombi.

Imagem: Bárbara Dias | Coletivo Fotoguerrilha

O funk do Brasil

DJ Marlboro foi responsável por reunir os elementos sonoros do Soul com as batidas do Hip-Hop e Miami Bass - que haviam chegado no país em 1980-90 - e a "abrasileirar” a junção desses ritmos, criando assim o funk carioca. 

Imagem: DJ Polyvox | Reprodução

Imagem:  Divulgação

Primeiras letras

Algumas das primeiras rimas do funk nacional, na verdade, foram paródias de canções norte-americanas. Um exemplo é a faixa "Uh, tererê", originária de "Whoomp There It Is" da dupla Tag Team. 

Imagem: Reprodução

Marco de vendas

Lançado pelo DJ Marlboro, Funk Brasil foi o 1º disco de funk nacional feito na história. O LP teve 20 mil cópias vendidas no lançamento e hoje estima-se que mais de 250 mil cópias foram comercializadas. 

Imagem: Reprodução

A origem do 150bpm

As populares batidas do funk 150bpm surgiram de uma brincadeira do filho do DJ Polyvox com uma garrafa pet. As batucadas intrigaram o músico, que resolveu reproduzir a batida no computador e criar o som que movimenta os bailões.

Imagem: DJ Polyvox | Reprodução