6 produtoras brasileiras para conhecer

FOTO: HICK DUARTE | DIVULGAÇÃO 

Por: Nicolle Cabral

a porcentagem de mulheres em ramos executivos não ultrapassa 23%.

Sabemos que as indústrias - inclusive a musical - é dominada por homens e o novo estudo realizado pela USC Annenberg, da Califórnia, não deixa dúvidas:

Em 2019,

A mesma Universidade divulgou que entre as músicas mais populares no mundo nos últimos sete anos apenas

2%

tem mulheres creditadas como produtoras. O lucro dessa máquina, então, passa longe de todas nós.

Mas isso, é claro, não significa que não exista milhares de mulheres por trás de produções incríveis e beats saborosos que ouvimos por aí.

1

2

3

4

5

6

Ao pensar nisso, a Noize reuniu 6 produtoras talentosas para você conhecer. Vamos lá?

ASHIRA

1

Erykah Badu, Beastie Boys e Kanye West aparecem como uma das influências de Ashira. Responsável pelo EP Rouff, de Tasha e Tracie, a produtora e beatmaker desliza nas texturas sonoras e sintetizadores. Vale ouvir: E.d.b.b.

FOTO: DIVULGAÇÃO

Vivian Kuczynski

2

Com um currículo palpitante, a artista e produtora musical, além da carreira solo, coleciona colaborações musicais com Alice Caymmi e a mais recente no disco "Batidão Tropical" de Pabllo Vittar em "A Lua". Vale ouvir: Pele.

FOTO: DIVULGAÇÃO

APUKE

3

Além do Quebrada Queer, coletivo cypher focado no público negro e LGBTQI+, Apuke investe na carreira de produtora de forma versátil e foi responsável pelo single "Quem Disse", de MC Lynne. Vale ouvir: Live Painting.

FOTO: DIVULGAÇÃO

BADSISTA

4

Produtora musical desde 2013, BADSISTA já assinou canções de Lei Di Dai, Linn da Quebrada e Jaloo. Com criações crocantes de house techno e do funk, a artista já atravessou a América Latina e Europa com turnês. Vale ouvir: mEnorme.

FOTO: DIVULGAÇÃO

Iasmin Turbininha

5

Quando o assunto é o 150bpm, é ela quem brilha. Primeira DJ mulher do funk, Iasmin repaginou as batidas cariocas. Além da carreira solo, já produziu veteranas do funk como Tati Quebrabarraco. Vale ouvir: Trepa Trepa.

FOTO: DIVULGAÇÃO

Ana Frango Elétrico

6

Multiartista, Ana Frango Elétrico também atiça os nossos ouvidos por meio da produção musical. Após dois discos saborosos, a artista se aventura em canções cantadas, gravadas e produzidas por ela. Vale ouvir: Mama planta baby.

FOTO: HICK DUARTE | DIVULGAÇÃO