7 músicas brasileiras que foram sampleadas por artistas internacionais
Por: Nicolle Cabral Imagem: Reprodulção
Imagem: Tenor
Popularizado por artistas do hip-hop nos anos 1980, que recortavam trechos de músicas de soul e funk, o uso do sample é um dos artifícios mais criativos na hora de criar uma nova canção.
Imagem: Tenor
O primeiro disco criado inteiramente com trechos de samples foi lançado em 1996, chamado Endtroducing por DJ Shadow. Desde aquela época, o sampling influencia uma gama de gêneros, principalmente a música eletrônica e pop.
Imagem: Tenor
Artistas super criativos são capazes de incorporar o sample de maneira tão interessante que, às vezes, não se percebe que o trecho já faz parte de outra canção.
Imagem: Tenor
Por outro lado, alguns preferem manter o trecho o mais nítido possível. Pela multiplicidade de ritmos, as canções nacionais são uma ótima biblioteca musical para quem busca o sampling.
Imagem: Tenor
Ao pensar nisso, a Noize reuniu 7 músicas brasileiras que foram “garimpadas” e sampleadas por gringos. Vamos lá?
Ele e Ela, de Marcos Valle
Imagem: Tenor
Jay-Z pediu autorização para usar o sample de "Ele e Ela" de Marcos Valle na música "Thank You", do disco The Blue Print, lançado em 2009. A música original é de 1970, do disco homônimo de Valle.
Bodas de Sangue, de Marcos Valle
Imagem: Tenor
Outra canção de Marcos Valle chegou ao produtor e rapper Kanye West, que usou o instrumental para compor o single New God Flow, presente no Wireless Live! de 2015.
Casa Forte, do Black Rio
Imagem: Tenor
Mos Def usou o sample de Casa Forte, composta por Edu Lobo e lançada no disco Maria Fumaça, de 1977, para a faixa Casa Bey, do álbum The Ecstatic, de 2009.
Pontos de Luz, de Gal Costa
Imagem: Tenor
A faixa de Gal, composta por Waly Salmoão e Jards Macalé, foi utilizada por Kaytranada, em "Lite Spots", do disco 99,9%, de 2016. A mesma música também foi sampleada pelo DJ e produtor Madilib, em "Salvador".
Cinco minutos, de Jorge Ben
Imagem: Tenor
The Black Eyed Peas utilizou o sample de "Cinco minutos", do icônico A Tábua de Esmeralda, para criar "Positivity", lançada em 199 no disco, The E.N.D
O Caminho do Bem, de Tim Maia
Imagem: Tenor
A faixa de Tim Maia, do disco Racional, aparece em "Soldier in the City", de Aloe Blacc, lançada no álbum Lift Your Spirit, de 2013.
Jornada, de Wilson das Neves
Imagem: Tenor
A faixa que integra o disco Verão Vermelho, de 1970, foi sampleada por Tyler, The Creator, na música "Lone", do álbum Wolf, lançado em 2013.