4 mistérios por trás do clássico de Jorge Ben

ÁFRICA BRASIL:

Foto: Reprodução Por: Nicolle Cabral 

Lançado em 1976, África Brasil é o 14º álbum da carreira de Jorge Ben Jor e é considerado um dos marcos da música brasileira - e do próprio músico.

Foto: Reprodução Por: Nicolle Cabral 

O disco, que compõe a "trilogia mística", ao lado de A Tábua de Esmeralda (1974), Solta o Pavão (1975), é a prova o auge criativo do músico nos anos 70. 

Foto: Divulgação Por: Nicolle Cabral 

Ao pensar nisso, a Noize reuniu quatro mistérios desvendados pela jornalista Kamille Viola no livo digital: África Brasil: Um Dia Jorge Ben Voou para Toda a Gente Ver 

Por: Nicolle Cabral Imagem: Coverr

1.

O responsável por ter feito Jorge Ben trocar o violão pela guitarra foi Dadi, baixista do Novos Baianos. O músico, é claro, já havia flertado com o instrumento antes, mas foi em África Brasil que ele incorporou essa sonoridade.

Por: Nicolle Cabral Imagem: Tenor

2.

"Camisa 10 da Gávea", foi inspirada no dia 7 de março de 1976, em que Zico fez quatro gols contra o Fluminense no Maracanã. O dia é considerado um clássico do futebol carioca. 

Por: Nicolle Cabral Imagem: Daryan Dornelles

3.

África Brasil foi fundamental para o surgimento de outros gêneros nacionais. Marcelo D2, Mano Brown e BNegão são alguns dos artistas que dissecam essa importância, principalmente pelo disco tratar um imaginário negro positivo. 

Por: Nicolle Cabral Imagem:  Tenor

4.

Chris Blackwell, produtor de Bob Marley, ficou encantado com Jorge Ben e quis transformá-lo em um "Bob Marley brasileiro". Por isso, decidiu levar o artista e a banda que gravou o África Brasil para Londres para gravar o disco Tropical