Como escolher a agulha do seu toca-discos? 

Entenda o que cada tipo de agulha tem a oferecer. 

Por: Brenda Vidal  Imagem: Jace & Afsoon/Unsplash/ Reprodução. 

função:

Esse pequeno acessório é o responsável por efetivamente “tocar o disco”. É a agulha que provoca a emissão do som do vinil, através da leitura das gravações sonoras nos sulcos do LP.

  Imagem: James Sutton/Unsplash/ Reprodução. 

alinhando expectativas: 

Cada toca-discos tem suas configurações. Logo, é essencial saber que tipos de agulha ele aceita, além de identificar se ele permite a substituição da agulha separada da cápsula, peça que a conecta ao braço. 

  Imagem: Ivan Dorofeev/Unsplash/ Reprodução. 

onde buscar?

Os marketplaces espalhados pela internet costumam ter boas opções de agulhas e cápsulas. Entretanto, esteja sempre atento aos comentários e avaliações que os parceiros e vendedores recebem, baseada nos compradores anteriores.

  Imagem: Christin Hume/Unsplash/ Reprodução. 

tipos de agulhas:

As agulhas são feitas de safira ou diamante, normalmente anexados a uma base de metal. Seu material segue esse padrão, entretanto, é o formato da sua extremidade que as diferencia. Confira uma por uma na sequência!

  Imagem: James Barnett/Unsplash/ Reprodução. 

agulha esférica/ cônica

Caracterizada pela ponta em formato de semiesfera, ela oferece menos área de contato ou liberdade de movimento dentro dos sulcos, emitindo um bom som, mas com menos capacidade de captar altas frequências. É a mais comum, acessível e resistente a riscos.

  Imagem: Reprodução. 

agulha elíptica

Com ponta menos arredondada, ela permite maior vibração dentro do sulco, mais sensibilidade e alcance mais profundo. Logo, o som é superior, especialmente na nitidez dos agudos, diminuindo distorções. Porém, está mais propensa a desgastes, inspirando mais cuidados de manutenção.

  Imagem: Reprodução. 

agulha hiperelíptica/ shibata 

A ponta mais fina entre as já apresentadas. Seu atrito é mais suave, o que ajuda a preservar a vida útil dela e de seus discos. Geralmente encontrada em cápsulas mais caras.

  Imagem: Reprodução. 

agulha micro line/ micro ridge

Sua ponta tem o mesmo formato do cinzel utilizado para a gravação dos discos mestres, feitos de metal, que viram a matriz da prensa dos vinis. Projetadas por computadores, elas fazem a melhor leitura sonora possível, são as mais duráveis e as que menos danificam os discos.

  Imagem: Reprodução. 

qual escolher? 

Já deu pra perceber que cada agulha tem prós e contras diferentes, né? Só você pode decidir qual escolher, levando em consideração as suas prioridades e as características do seu toca-discos. Entender o que cada uma delas oferece é fundamental para você ter clareza na decisão.

  Imagem: Priscilla Du Preez/Unsplash/ Reprodução. 

LEIA

MAIS