Dicionário de sons:
Por: Nicolle Cabral
O que é
DRILL?
DRILL?
DRILL?
Originado em South Side, em Chicago, no início de 2010, o Drill formou identidade pelo conteúdo lírico soturno e batidas fortemente influenciadas pelo trap.
Com as origens estilísticas vindas do gangsta rap, o próprio trap, e footwork, o subgênero ganhou destaque na última década com o sucesso de rappers e produtores como Chief Keef, Lil Durk, Lil Reese e mais.
DRILL DRILL DRILL
Para quem não conhece, o Drill pode soar como o Grime, já que os dois gêneros têm influências sonoras britânicas e rimas afiadas. Mas existe uma diferença entre eles quando falamos sobre a árvore genealógica desses ritmos.
DRILL DRILL DRILL
O Drill vem diretamente do hip-hop e se aproxima do trap, enquanto o Grime tem uma cadência musical voltada para a música eletrônica - onde os DJs são a peça-chave para que os beats caiam tão bem para os MCs.
DRILL DRILL DRILL
DRILL DRILL DRILL
Quer entender melhor como o ritmo soa? Passa para o lado e dá o play nesses sons:
DRILL DRILL DRILL
Encomenda - LEALL
Imagem: Divulgação.
O single, que antecipou o lançamento do disco de estreia do MC, "Esculpido a Machado" (2020), é um bom exemplo sonoro do "beat que desliza" presente no drill.
Baile de Ladrão - FBC & VHOOR
Imagem: Divulgação.
Destaque do projeto "Outro Rolê", que finca a parceria entre o rapper FBC e o talentoso produtor VHOOR, a faixa tem sample de "Chumbo Quente", de Léo Canhoto e Robertinho.
CONTRAMÃO - N.I.N.A, TALEKO
Imagem: Divulgação.
Depois de ganhar destaque pelo single "A Bruta, A Braba, A Forte", a artista tem se aperfeiçoado no Drill e a faixa "Contramão" é um ótimo exemplo disso.