Dicionário de sons:

Por: Nicolle Cabral

O que é

GRIME?

GRIME?

GRIME?

Como uma das vertentes mais interessantes dos últimos 20 anos, o Grime é um ritmo musical que surgiu em Londres a partir da fusão estética e musical do hip-hop, UK Garage e Drum and Bass.

Sob o comando das rádios piratas e a estreia de Dizzee Rascal com o Boy in Da Corner, lançado em 2003, o gênero palpitou nos ouvidos dos londrinos - e, com o tempo, no resto do mundo.

GRIME GRIME GRIME

Tecnicamente definido por usar beats 2-Step e breakbeats em 140 bpm, geralmente, o gênero também comporta rimas de 8 compassos dos MCs. Ainda que a lírica seja fundamental, o charme do ritmo está nas batidas quebradas.

GRIME GRIME GRIME

Para você poder entender melhor e identificar um som de grime, a Noize separou algumas faixas para você ouvir, passa para o lado!

GRIME GRIME GRIME

GRIME GRIME GRIME

RADDIM - FEBEM, FLEEZUS E CESRV

  Imagem: Divulgação.

Single promocional do EP BRIME!, um dos principais lançamentos brasileiros do gênero, a faixa mescla e inova as batidas do funk com grime.

Oi - SD9

  Imagem: Divulgação.

A faixa está presente no disco de estreia do artista carioca, 40˚.40, um dos grandes trabalhos nacionais de 2020.  

WHISKY NO COPO - KBRUM

  Imagem: Divulgação.

Hit do conjunto VAPO, lançado em 2019, "Whisky no Copo" é uma das faixas que ilustram o flow marcante de um dos pioneiros do gênero no Brasil. 

BALAH IH FOGOH  - VANDAL

  Imagem: Divulgação.

Considerado o "Pai do Grime brasileiro", Vandal foi o primeiro MC a rimar por cima das batidas do ritmo. A faixa integra a primeira mixtape do artista, TIPOLAZVEGAZH.