Imagem: Reprodução

O legado de Cassiano em 5 fatos 

Paraibano radicado no RJ, o cantor, compositor e guitarrista nos deixou em 7 de maio de 2021. Hits, conflitos com a indústria e reclusão marcam a trajetória do artista. Escolhemos 5 razões pelas quais essa estrela jamais deixará de brilhar.  Por: Brenda Vidal

Imagem: Reprodução

1. Soul à brasileira 

O músico é um dos principais responsáveis por moldar o soul, gênero de origem estadunidense, aqui no Brasil, a partir do uso de elementos da bossa nova e do samba jazz. Assim, ele criou uma nova vertente dessa corrente estrangeira e transformou a música brasileira. 

Imagem: Reprodução

2. Movimento Negro 

Cassiano impulsionou a disseminação das mensagens de afirmação positiva da negritude aqui no Brasil ao popularizar a black music. Os artistas brasileiros conectados aos ventos dos Estados Unidos e com os bailes blacks nos subúrbios cariocas potencializaram esse desenvolvimento. 

Imagem: Reprodução

3. De Hits a Clássicos

Todos os seus grandes hits se transformaram em clássicos. "É Primavera (Vai Chuva)" e "Eu Amo Você",  parcerias com Sílvio Rochael, foram eternizadas na voz de Tim Maia. Já "Coleção" e "A Lua e Eu" são parcerias com Paulo Zdanowski, conhecidas na interpretação de Cassiano.

Imagem: Reprodução

4. Experimentalismo 

Quem revisitar sua breve discografia, irá encontrar um músico que investigava sua poética lírica e suas sonoridades. Além do passeio pelo soul brasileiro, funk e samba, o artista flertou sem medo com o rock progressivo e com psicodelia. 

Imagem: André Arruda/Divulgação

5. Influências além fronteiras 

Cassiano ganha novo fôlego no diálogo com trabalhos posteriores aos do músico. Citado pelos Racionais MC's, regravado por Ivete Sangalo e Banda Eva, sampleado por Anderson .Paak. Cassiano é ontem, hoje e sempre!