A primeira experiência solo do compositor e violeiro da banda Falso Coral, Luis Bemti, chegou mostrando potência e delicadeza. Lançado em 3 de agosto, o disco era dois é recheado de 10 faixas autorais que mergulham numa sonoridade híbrida entre viola caipira e timbres mais eletrônicos.
Embora o nome do disco venha no pretérito, Bemti e sua obra são dois, ou mais. Como o cantor já tinha nos contado em entrevista lá em fevereiro, quando a faixa “Gostar de quem” recém havia saído, esse é um álbum sobre reconstrução, sobre se reconhecer sozinho novamente. É sobre dor e cura. E isso fica claro já nos primeiros minutos em que ouvimos a voz calma de sotaque meio mineiro e meio paulista do cantor.
Outros sotaques da cena independente contemporânea surgem no disco. O pernambucano Johnny Hooker junta-se à Bemti no single “Tango” para falar sobre unir-se a outras pessoas e superar amarras e traumas do passado – já saiu o clipe! Já a cantora natalense Natália Noronha, da Plutão Já Foi Planeta, aparece em “Às vezes eu me esqueço de você” e os paranaenses da Tuyo cantam em “Outro”.
“Eu não tinha essa ambição de ter um disco com vozes de todas as regiões do Brasil e de tanta gente incrível, mas foi acontecendo. Além das três participações principais, que são o Johnny Hooker, Natália Noronha e o Tuyo, também tem a Fernanda Kostchak, do Vanguart, que faz violino na ‘Tango’, a ‘Carta a um Marinheiro’ tem a Marisa Brito, que é de Belém, e o Edvaldo Oliveira, que é de Cuiabá”.
Para fazer o disco circular, uma série de shows acústicos com viola caipira e piano devem sair. “Eu fiz esse disco e os clipes de uma maneira 100% independente, tudo à custo próprio. Vai ser um trabalho de formiguinha, de tentar chegar nas pessoas. Agora com a repercussão de “Tango” eu já vi muita gente em todas as redes sociais pedindo show nos mais diversos lugares aqui do Brasil. Então eu espero que isso se amplifique”, conta.
era dois é, acima de tudo, o cartão de visitas de Bemti para o mundo – como ele mesmo pontua.
Para continuar amplificando as questões trazidas no álbum, seguimos ouvindo e acompanhando os próximos passos de era dois.