10 homenagens a Rita Lee por artistas de diferentes gerações 

21/06/2023

Powered by WP Bannerize

Revista NOIZE

Por: Revista NOIZE

Fotos: Reprodução

21/06/2023

Em entrevista à NOIZE em 2010, Rita Lee conta que de todas as coisas que realizou na vida, as letras de músicas são o motivo de maior orgulho. Na época, ela ainda indicou Pitty como uma das possíveis princesas do rock. Mais de uma década depois, em seu último trabalho em vida, o livro “Outra Autobiografia”, lançado semanas após o seu falecimento no início de maio, a artista conta que captou uma curiosidade das artistas da nova geração pela sua obra, como Manu Gavassi, Luísa Sonza, Liniker, Ana Caetano e Vitória Falcão. 

“Se há algum conselho que posso dar às meninas que querem trabalhar com música é: componha. Compor é um ato solitário, mas imensuravelmente gratificante. Leve um violão para o banheiro, que já tem um reverb natural, fique pelada, conheça sua voz e aguarde o santo se pronunciar. É importante a gente cantar o que deseja. Tente não deixar seu ego interferir”, escreveu no livro.

*

Segundo dados do Ecad, Rita deixou um repertório de 324 obras musicais e 642 gravações cadastradas. “Mania de você”, parceria com Roberto de Carvalho, é uma das músicas mais tocadas e regravadas nos últimos 10 anos. 

No ano passado, Rita recebeu um Grammy pelo conjunto da obra, e foi homenageada em um medley por Agnes Nunes, Giulia Be, Luísa Sonza, Manu Gavassi e Paula Lima. O filho João Lee revisitou o acervo de composições dos pais para organizar os três volumes do projeto Rita Lee e Roberto – Classix Remix, lançado em 2021. Nele, DJs e produtores de diferentes estilos recriaram versões prontas para as pistas de dança. 

Com uma carreira de mais de 50 anos dedicados à música, ela acumula recordes – seja como uma das artistas mais censuradas da ditadura ou com o maior número de músicas nas trilhas sonoras de novelas. Desde então, as suas composições foram gravadas por inúmeros artistas e os seus discos continuam sendo revisitados a cada nova geração. Somente na última década, mesmo que Rita estivesse fora dos palcos, ela continuou no repertório de muitos artistas, conheça 10 homenagens a seguir: 

Maria Rita – Alô Alô Marciano (2012)

Pitty – Agora só falta você (2014) 

Andreia Dias – Prisioneira do Amor (2015) 

Lulu Santos – Baby Baby! (2017)

Festival Ziriguidum em Casa com Caetano Veloso, Fernanda Takai e Gilberto Gil (2020) 

Julia Mestre canta Rita Lee (2020) 

Céu – Chega Mais (2021) 

Marina Sena e Luísa Sonza – Pagu (2021) 

Paula Lima – Chega Mais (2022) 

Manu Gavassi e Liniker – Ovelha Negra (2023) 

LEIA MAIS

Tags:, , ,

21/06/2023

Revista NOIZE

Revista NOIZE