Bowie | 10 músicas que você precisa conhecer

08/01/2014

The specified slider id does not exist.

Powered by WP Bannerize

Avatar photo

Por: Revista NOIZE

Fotos:

08/01/2014

Em 50 anos de carreira, David Bowie já lançou 25 discos e uma quantidade expressiva de singles e EPs. E se hoje todo mundo conhece o cantor por causa de hits como “Space Oddity” e “Changes”, há uma infinidade de outras canções excepcionais, mas que ficaram escondidas em lados B e registros que não causaram o mesmo boom de “Heroes” e “Ziggy Stardust”.

Numa tentativa de provar que é impossível dimensionar a contribuição de Bowie para a música apenas com os seus trabalhos mais célebres, nós montamos aqui uma playlist com dez ótimas músicas do cantor, que provavelmente você não conhece (mas deveria):

*

“Sorrow”: A releitura do grupo de rock The McCoys foi gravada por Bowie uma década depois da sua versão original sair em vinil. A faixa está presente no álbum “Pinups”, de 1973.

“Magic Dance”: Bowie escreveu “Magic Dance” para a trilha sonora do filme “Labyrinth” (1986). Em algumas lugares, a canção é creditada como “Dance Magic”.

“Dead Man Walking”: A música, criada por Bowie em 1997, possui uma referência ao passado, praticamente desconhecida. O riff de guitarra que se ouve scondido pelo baixo e pela bateria eletrônica é aquele mesmo que Jimmy Page ensinou para o cantor, nos anos 60.

“Time Will Crawl”: A faixa faz parte do disco mais obscuro do cantor, “Never Let Me Down”, de 1987. A letra é um reflexo do olhar pessimista do cantor sobre a industrialização e suas consequências, como a poluição e a destruição do meio ambiente.

“Breaking Glass”: Composta por Bowie em parceria com o baixista George Murray, “Breaking Glass” é uma das músicas frequentemente esquecidas de “Low” (1977). A faixa é fruto do interesse do cantor pela Cabalah e pelo “mago” Aleister Crowley.

“Loving the Alien”: A música integra o repertório de “Tonight”, disco lançado em 1984.

“Slip Away”: Bowie escreveu “Slip Away” nos anos 80 para ser um dos destaques de “Toy”. Como o álbum nunca saiu, a música só foi ver a luz do dia em 2002, quando uma edição comemorativa de 25 anos de “Heathen” foi lançada.

“Quicksand”: A balada sempre foi considerada uma música à parte do álbum “Hunky Dory” (1971). Bowie só foi executá-la ao vivo na sua última turnê, nos anos 2000.

“Absolute Beginners”: Baseado no livro homônimo de Colin MacInnes, o musical “Absolsute Beginners” estreou nos cinemas em 1986. A música-tema do filme foi composta e gravada por Bowie, que também atua na película.

“Criminal World”: Produzido pelo guitarrista Nile Rodgers, “Criminal Minds” é um cover que Bowie gravou para o álbum “Let’s Dance”, de 1983. A música é da banda de new wave Metro.

Tags:, , , , , , , , , , , , ,

08/01/2014

Avatar photo

Revista NOIZE