Em 2008, Bob Boilen, apresentador do programa All Songs Considered na rádio pública estadunidense NPR, levou uma brincadeira de bar a sério. Depois de ficar frustrado por não conseguir ouvir a música por conta do barulho da multidão, ele chegou à conclusão que ambientes mais silenciosos, como sua mesa de trabalho na NPR, seriam ótimos espaços para performances musicais.
Mais de 10 anos depois, a ideia continua dando certo. O projeto se consolidou como uma das séries de sessions mais famosas do YouTube. Batizado de NPR Tiny Desk Concert, o espaço mescla apresentações de nomes frescos da cena contemporânea e também de medalhões da música. Já passaram por lá Erykah Badu, Tyler, the Creator, Lizzo, Alicia Keys, além de aristas brasileiros, como Seu Jorge e Liniker.
Assim como tudo que existia antes do início da pandemia global pela Covid-19, o projeto também precisou se reinventar. Se por um lado as apresentações na NPR, com banda aglomerada e público presencial, se tornaram inviáveis, a saída foi trabalhar de casa. O NPR Tiny Desk Home Concert é a seção em temporada de isolamento social, com apresentações de artistas de todo o mundo, filmadas, e exibidas pelo canal. Se nos primeiros vídeos os convidados aderiam à estética caseira, de roupa básica e violão no colo, agora a série é tomada por performances inventivas, com cenografia e bandas reunidas.
Para guiar você pelas apresentações dessa fase, listamos 10 sessions do NPR Tiny Desk Home Concert que exploram o melhor das possibilidades de tocar em qualquer locação pelo mundo. Desça e aproveite:
The Flaming Lips dentro de bolhas de plástico
Chloe x Halle na melhor pegada R&B, vozeirão e super banda
Nubya Garcia e seu jazz ornamentado com plantas
Lido Pimienta e sua festa de debutante fake
Jhéne Aiko em aura mística
Sampa The Great e a moda da Zâmbia em exaltação
Lianne La Havas na vibe plena e caseira
Minyo Crusaders e seu folk oriental
Phoebe Bridgers para presidente
Adrianne Lenker sensível e intimista
As irmãs Haim isoladas ainda no início da pandemia nos EUA