6 metas para amantes de vinil em 2025

14/01/2025

Powered by WP Bannerize

Avatar photo

Por: Revista NOIZE

Fotos: Revista Noize

14/01/2025

O universo analógico oferece uma conexão única com a música. Mas, quem ama vinil, sabe que a prática de ouvi-los requer cuidados e atenção especial.

Seja cuidando melhor do seu acervo, explorando novas formas de expandi-lo ou redescobrindo o prazer de ouvir cada faixa no toca-discos, as práticas a seguir deixam a experiência de ouvir música ainda mais prazerosa. Confira abaixo nossas dicas!

*

Manter os vinis limpos

O vinil está chiando? Ele pode estar precisando de uma limpeza. A poeira acumulada no vinil, além de dificultar a experiência de ouvir o disco sem que as faixas “pulem”, também aumenta a pressão no braço do toca-discos — e isso impacta a vida útil do produto.

Por isso, ao longo dos anos, vários métodos que prometem resolver milagrosamente o problema foram inventados: desde lavar o disco com álcool — o que pode deixá-lo ressecado e frágil — até o uso de cola de madeira. Para longe das polêmicas e teorias, a Noize separarou as formas mais eficazes (e comprovadas!) de lavar discos. Clique aqui para ler.

Catalogar sua coleção

Chega de se perder na hora de procurar um vinil para ouvir! Que tal organizá-los por ordem alfabética?

Um catálogo bem estruturado permite identificar informações como artistas, álbuns, datas de lançamento, gêneros e edições especiais, enriquecendo a experiência do ouvinte. Além disso, ajuda na organização pessoal e evita compras duplicadas.

Aplicativos como o Discogs ou VinyIWall podem te ajudar a catalogar seus bolachões.

Criar uma lista de desejos

Hora de criar novas metas para sua coleção! Que tal uma lista para organizar aqueles vinis que você deseja há tanto tempo?

Esse exercício ajuda a equilibrar a busca por peças raras com o orçamento disponível, além de evitar compras impulsivas. A lista também pode refletir preferências musicais: assim, você se atualiza com lançamentos ou redescobrindo álbuns clássicos.

Trocar ou vender os discos que não ouve mais

Faça seus discos circularem de outra forma. Grupos, fóruns e páginas em redes sociais possibilitam a troca de vinis entre usuários.

As trocas incentivam a conexão com a comunidade de entusiastas, enquanto as vendas podem gerar recursos para investir em novas aquisições. Esse hábito une desapego consciente e renovação musical, tornando a coleção mais relevante e prazerosa.

Ouvir e reouvir sua coleção!

Além das metas para novos vinis, vale sempre revisitar seus bolachões favoritos. 

Incluir essa prática na sua rotina só traz vantagens: explorar detalhes esquecidos das fichas técnicas, além de reviver memórias associadas a cada disco, são algumas delas. O hábito ajuda a valorizar o investimento feito na coleção e a identificar álbuns que ainda ressoam com seus gostos atuais.

Entrar para um clube de assinaturas

Que tal contar com uma curadoria para conhecer novos sons? Com o Noize Record Club, você recebe todo mês um kit com vinil e uma revista recheada de informações sobre o universo do artista. Saiba mais aqui.

Tags:, ,

14/01/2025

Avatar photo

Revista NOIZE