O guitarrista do Rage Against The Machine e Audioslave foi quem reinventou a guitarra do hip hop lá nos anos 90. Com os pedais e captadores instalados em suas guitarras, Tom Morello procurava emitir sons de scratches típicos de um DJ em suas composições.
A maioria das guitarras de Morello foram personalizadas por ele mesmo ou pelas marcas. Essa customização permitiu que ele usasse o máximo de sua criatividade e criasse um som único e característico dele.
Sua parceria mais conhecida e clássica desde 1986 é a Arm The Homeless (em português, Armem Os Sem-Teto). Junto com a inscrição no modelo Mongrel Custom com corpo de Stratocaster e braço de Kramer estão quatro hipopótamos brancos e o símbolo do comunismo (foice e o martelo) na frente e um hipopótamo maior pintado na parte de trás de cabeça para baixo.
A Arm The Homeless foi feito pelo grupo Performance Guitar, nos Estados Unidos, especialmente para Morello com as especificações dele. Uma delas foi que a guitarra tinha que ter dois captadores (um EMG 81 no braço e outro 85 na ponte). São eles que captam as variações do campo magnético das cordas e produzem aqueles solos incríveis de “Bulls On Parade”, por exemplo.
Pra comemorar o aniversário de 50 anos desse cara, nós reunimos abaixo dez guitarras incríveis que ele criou com o Rage Against The Machine, Audioslave e Street Sweeper Social Club.
“Gasoline” – Audioslave
“Bulls On Parade” – Rage Against The Machine
“100 Little Curses” – Street Sweeper Social Club
“Cochise” – Audioslave
“Ghetto Blaster” – Street Sweeper Social Club
“Guerilla Radio” – Rage Against The Machine
“Killing In The Name” – Rage Against The Machine
“Know Your Enemy” – Rage Against The Machine
“Sleep Now In The Fire” – Rage Against The Machine
“Like a Stone” – Audioslave