Hoje, 20, pela manhã, o Radiohead anunciou uma novidade que vai mexer com o coração dos fãs mais nerds do grupo: a “Radiohead Public Library”. Concebida como um grande repositório da produção artística de mais de três décadas da banda, a iniciativa reúne uma série de materiais bem difíceis de achar.
Para quem quiser se aventurar no portal, será possível encontrar fotos de estúdio nunca antes vistas, materiais raros em vídeos, mercadorias da banda que são bem difíceis de achar, o Ep de estreia do grupo Drill (1992) – que não estava disponível no streaming antes -, um link completo para o documentário Meeting People Is Easy (1998), uma galeria com os trabalhos do artista e parceiro de longa data Stanley Donwood, e muito mais.
Em comunicado, a banda declarou que “A internet, como um todo, nunca foi um recurso confiável para informações detalhadas ou mesmo precisas sobre Radiohead”. A resposta para fragmentos aleatórios de seus trabalhos, informações incompletas e conteúdos de baixa qualidade foi a criação da Biblioteca. Para acessar, as regras são simples, como eles mesmos explicam: “Tudo o que você precisa é criar seu próprio cartão de biblioteca para o site gratuito e, em seguida, mergulhar fundo em vídeos, músicas, obras de arte, performances de TV (…)” e por aí vai. Cada um dos membros vai se revezar durante a primeira semana de funcionamento, elaborando uma curadoria própria dos materiais.