O dia 25 de março de 1942 marcou o nascimento de uma estrela grandiosa: Aretha Franklin. Se ainda estivesse viva, a Rainha do Soul estaria comemorando nesta quarta-feira seus 78 anos. Ela nos deixou em 2018, mas o legado de sua obra não só ainda reverbera como a mantém eterna. Abaixo, listamos cinco performances ao vivo pra reverenciar essa diva.
Esta apresentação do hino “Respect” em um programa de televisão traz uma Aretha Franklin dançante, cantando a plenos pulmões, e acompanhada de backing vocals performáticas. Bom, o vídeo é uma pérola vintage.
E como não sofrer de amor com a Diva do Soul? Em “I Never Loved A Man The Way I Love You”, Aretha e sua voz transmitem toda a intensidade de um drama romântico. Momento memorável de sua apresentação no Concertgebouw, em Amsterdam, no ano de 1968.
Impossível não sentir os ares da década de 70 invadindo seu espaço ao dar play acima. Em 31 de agosto de 1970, Aretha foi uma das convidadas especiais do britânico The Cliff Richard Show. A live escolhida é da lendária “I Say a Little Prayer”.
A encantadora “(You Make Me Feel Like) A Natural Woman”, cantada e tocada por ela no piano durante o Prêmio Kennedy de 2015, deixou a plateia emocionada.
Uma apresentação de quase 30 minutos em plena Casa Branca, na gestão de Barack Obama, para convidados de alto escalão. Esse registro nos faz pensar o quão luxuosa foi a oportunidade de ter coexistido com Aretha Franklin neste mundo.