Na Guiana Francesa, em 1955, nascia Neil Fraser, um jovem louco por sons eletrônicos que mais tarde se tornaria o Mad Professor e um dos nomes mais importantes da segunda geração do Dubstep. O gênero londrino que mistura beats e samples ganha tons africanos e latinos pelas mãos do mestre.
A música dos subúrbios do mundo é o que move Mad Professor. Dentro e fora de seu estúdio em Londres, o Ariwa Sounds, ele já trabalhou com nomes como Lee “Scratch” Perry e Massive Attack. Pelo menos duas séries suas ajudam a definir a nova era digital do Dub: Dub Me Crazy (discos de 1982 a 1993) e Black Liberation (discos de 1994 a 1999). Com a tecnologia desenvolvendo-se cada vez mais rápido, o Dub já está em outro momento, mas o último lançamento de Mad Professor, The Roots of Dubstep (2012), volta às raízes do gênero.
Em sua última passagem pelo Brasil, Mad Professor tocou em Porto Alegre por meio do Red Bull Music Academy e nós aproveitamos a chance para dar um passeio com ele e falar sobre sua terra natal, a Londres multicultural, música de raíz e Bob Marley. Com a contribuição de Stéfanis Caiaffo, assista à entrevista exclusiva:
O melhor de tudo é que ele está em terras brasileiras novamente e se apresenta hoje em Porto Alegre e dia 4 de outubro em São Paulo, junto com ninguém menos do que Lee “Scratch Perry”.