Como explanamos na edição #75 da Noize Record Club que trazia em vinil o clássico 9 Luas, dos Paralamas do Sucesso, a amizade do trio brasileiro com o lendário Charly García não é nada recente. Todos se conheceram e ficaram amigos lá por 1986, e ambos colaboraram mutuamente em alguns de seus principais trabalhos.
O que provavelmente você ainda não viu são esses três registros históricos (assista abaixo) de uma noitada dos Paralamas com Charly no The Roxy, tradicional casa de shows de Buenos Aires, em 1992. Os vídeos – que aparentemente estiveram perdidos nos confins do YouTube por anos – apresentam alguns problemas de áudio, mas bem releváveis se considerarmos o valor histórico das imagens.
O contexto? A festa de aniversário de 7 anos do Suplemento Sí!, também conhecido como Suplemento Jovem, um caderno cultural que acompanhava o jornal Clarín todas as sextas-feiras na Argentina.
Começamos com a performance ensandecida – especialmente de Charly – na icônica “Selvagem”, lançada em 1986 pelos Paralamas. O vídeo já abre com uma cena insólita de Herbert Vianna – que completou 57 anos há poucos dias – tocando de terno com um papel higiênico enrolado na cabeça (um cosplay de múmia talvez?). Em meio ao frenesi, o músico ainda dá um selinho em Charly ali pelos 2 minutos, confira:
Na sequência de “Selvagem”, também encontramos um vídeo dos músicos improvisando “Honky Tonk Women”, dos Rolling Stones. E como é de se esperar dos argentinos, o público enlouquece ao som do quinteto inglês:
E se não bastasse tudo isso, a farofada segue com a participação do apresentador de TV e músico argentino Roberto Pettinato em uma versão – descrita como “descontrolada” no vídeo – de “Heroína”, clássico da banda argentina Sumo:
Que noche, amigos.